Ultima atualização em 22 de Maio de 2019 às 12:23

Ufopa e Universidade Fernando Pessoa reafirmam termo de cooperação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade Fernando Pessoa (UFP), sediada na cidade do Porto, em Portugal, reafirmaram acordo de cooperação técnica, nesta segunda-feira, 20 de maio, na sede da UFP. O diretor da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI), Prof. Dr. Rodrigo da Silva, foi representado pela servidora Nara Alvoredo Cruz (lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Ufopa), doutoranda da UFP, que presenciou a assinatura do termo, já assinado pelo reitor da Ufopa, Prof. Dr. Hugo Alex Diniz, e agora também pelo reitor da UFP, Prof. Dr. Miguel Salvato Trigo.

Estiveram presentes à solenidade de assinatura do termo, ocorrida no gabinete do reitor, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional de Relações Internacionais, Profa. Dra. Nadine Trigo, e as doutorandas da UFP Lúcia Regina Silva dos Santos (Amazonas) e Rosinete dos Santos Rodrigues (Amapá). “Temos interesse em desenvolver parcerias nas áreas de ecologia, saúde ambiental e ciências da terra”, afirmou o reitor Salvato Trigo.

A primeira vez em que a Ufopa e a UFP celebraram acordo de cooperação foi em março de 2011, na gestão do então reitor Prof. Dr. José Seixas Lourenço. A parceria técnica, com validade de três anos, renováveis automaticamente por mais três anos, vigorou até 2017. O novo acordo tem validade de cinco anos, renováveis por mais cinco anos, e segue os preceitos do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta (TACC) entre Brasil e República Portuguesa, ratificado em Portugal pela Resolução da Asembleia da República n. 83/2001, que estabelece os princípios gerais de “cooperação cultural, científica e tecnológica entre as instituições de formação, ensino e pesquisa dos dois países”.

O acordo assinado em 2019 tem o objetivo de reforçar “a importância atribuída pela sociedade civil ao ensino superior e suas instituições”; a realização de projetos que conduzam ao aumento das relações acadêmicas e empresariais dos declarantes, bem como “o aumento do espírito empreendedor, baseado na importância do pensamento e da pesquisa e desenvolvimento”.

21/5/2019

Servidora da Ufopa Nara Alvoredo Cruz e reitor da UFP, Miguel Trigo, durante assinatura do acordo de cooperação técnica, na sede da universidade, no Porto, Portugal.