Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 18 de Novembro de 2022 às 08:13

Ufopa encerra X Jornada Acadêmica com recorde de trabalhos apresentados


A Ufopa encerrou a X Jornada Acadêmica na última sexta-feira, 11 de novembro, com a certificação dos alunos que apresentaram os melhores trabalhos acadêmicos durante os subeventos da Jornada: Seminários de Graduação, de Pós-Graduação, de Iniciação Científica e Tecnológica, além do Salão de Extensão.

A décima edição da Jornada alcançou a marca de mais de 6.500 participantes e 750 trabalhos científicos inscritos, produzidos por alunos de graduação e pós-graduação nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão. A cerimônia de encerramento foi realizada no auditório da Unidade Tapajós. “Este é um momento de orgulho para todos nós, porque este ano reunimos a Jornada, o aniversário de 13 anos da Universidade e os Jogos Internos Universitários. E vale lembrar que já começamos a pensar na próxima Jornada, que, em 2023, será de responsabilidade da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil”, adiantou a reitora da Ufopa, Profa. Aldenize Xavier, que aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que participaram dos eventos.

IX Seminário de Graduação – A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) promoveu a entrega dos certificados de menção honrosa dos trabalhos que tiveram destaque durante o Seminário de Graduação. Os mais de 220 trabalhos foram avaliados pelos resumos submetidos, de acordo com as áreas de conhecimento em que foram inscritos: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes. Os destaques de cada área de conhecimento ganharam a menção honrosa, representando os demais participantes. “Nossa Jornada cada vez se engrandece com a melhora nos trabalhos apresentados, tanto em número quanto em qualidade”, destacou a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, Profa. Honorly Kátia.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/6f8b36094c05f2dd9c13a750b104d2de.jpg
Divididos por áreas de conhecimento, oito trabalhos receberam menção honrosa pela apresentação no IX Seminário de Graduação. 

 

IX Seminário de Pós-Graduação – Sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), esta edição do SPG contou com 195 trabalhos de pós-graduação inscritos. Os resumos foram avaliados por uma comissão composta por docentes dos programas de pós-graduação da Ufopa. Dos 83 selecionados, os que obtiveram nota superior a 9,0 fizeram sua apresentação oral. Aqueles avaliados com nota inferior a 9,0 e superior a 7,0 foram apresentados em formato de vídeo. “Tivemos 76 vídeos com apresentações de trabalhos, que estão disponíveis on-line em nosso canal do YouTube. Além disso, quero ressaltar que os avaliadores externos destacaram a excelência das nossas pesquisas científicas”, enfatizou a diretora de Pós-Graduação da Ufopa, Profa. Kelly Castro.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/db2f84c5323c469d903e026eb1196959.jpg
Ao lado da equipe da Proppit, Luênisson e Fernando recebem certificados pelas melhores notas no Seminário de Pós-Graduação

 

XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica – Também sob coordenação da Proppit, o SICT contou com 180 trabalhos inscritos, sendo 60 apresentados em formato de vídeo e 120 em relatos orais. Os trabalhos avaliados com as melhores notas em cada área de conhecimento receberam diplomas de honra ao mérito durante a solenidade. Segundo o diretor de Pesquisa da Ufopa, que também presidiu a comissão organizadora da Jornada Acadêmica, Prof. Bruno Batista, “nossa ideia era fazer uma integração entre a graduação e a pós-graduação, e, para isso, convidamos pesquisadores de produtividade do CNPq e avaliadores da Capes para avaliar os trabalhos inscritos”.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/5d4c52edd0d0d7961b55e587c9240fa9_tmbSzbh.jpg
Cerca de 40 alunos tiveram seus trabalhos certificados com menção honrosa no XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.

 

VII Salão de Extensão – Principal evento de extensão promovido pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), o Salão teve 152 projetos aprovados e apresentados. São trabalhos que mostram uma parte do que é produzido na Ufopa e que chega à sociedade civil da região. Além disso, a Procce realizou esse ano a Gincana “O Conhecimento é Pai d’Égua”, com o objetivo de promover a integração entre a universidade e a educação básica, fortalecendo o diálogo e a aproximação com as escolas e alunos do ensino médio. “Esse contato com a sociedade é o grande mérito da Jornada para a extensão”, ressaltou o Prof. Roberto Paiva, diretor de Extensão da Ufopa.

Rock Rio Tapajós – Após o encerramento oficial, teve início no Madeirão o Rock Rio Tapajós, que contou com as bandas El Puxirum, Lethargia, Prometheu, Argilas Selvagens, Luna Green e Jow Pierre. A organização do evento arrecadou mais de 400 kg de alimentos não perecíveis, que foram doados à Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan) no dia 17 de novembro.  

Confira abaixo a relação dos trabalhos premiados no encerramento da Jornada:

VII Salão de Extensão

1º “Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e inserção da agricultura familiar camponesa em Alenquer/PA: fortalecimento das práticas associativas e solidárias”, de Vanessa Pinto Barrozo e Raoni Fernandes Azeredo.

2º “Realização do núcleo de contação de estórias do ‘Projeto Iurupari – Grupo de Teatro' em 2021/2022”, de Eduardo Sousa Rodrigues e Leandro Pansonato Cazula.

3º “Ações educativas e colaborativas entre academia e comunidade acerca do período de defeso de peixes na região Oeste do estado do Pará”, de Maria Elieusa Costa Vieira, Danylo Mendes Caetano Bentes, Jaiane Barros da Silva, Marcella Costa Radael, Maria Elailza Costa Vieira e Ivana Barbosa Veneza.

4º “Geofísica no cotidiano”, de João Paulo Coelho de Amorim, Beatriz da Silva Lima, Isabelle de Menezes Cruz, Jarlison Branches Licata, Yure dos Santos da Costa e Cintia Rocha da Trindade.

5º “Atividades lúdicas aplicadas no ensino de biologia em escola de rede pública de Santarém-PA”, de Cleyson Miguel Correa Sousa, Adriane Xavier Hager, Camilla de Sousa Rodrigues, Jucelane Salvino de Lima, Patrícia Guimaraes Pereira, Marcia Mourão Ramos Azevedo.

6º “Ocorrência de mancha-de-alga da pimenteira-do-reino na região Oeste do Pará”, de Thiago Gomes de Sousa Oliveira, Lorena Sampaio da Silva e Robinson Severo.

7º “Alfabetização em tecnologias digitais”, de Karmela Jorgelina Silva Falabelo, Claudia Silva de Castro, Maria do Socorro Cavalcante de Abreu, Maria Solielci Abreu dos Santos, Raimundo Augusto Rego Rodrigues Junior e Marciana Lima Goes.

8º “Estratégia lúdica como ferramenta de apoio ao ensino da biologia em escola de rede pública de Santarém-PA”, de Cecila Leal de Sousa, Aline Pacheco, Jucelane Salvino de Lima, Pedro Lucas das Neves de Oliveira e Marcia Mourão Ramos Azevedo.

9º “Popularização do conhecimento sobre a pandemia da Covid-19 para sensibilização e orientação, a partir da elaboração de vídeos educativos e veiculação em redes sociais”, de Gilvana Marialva Soares, Andressa dos Santos Gomes, Elciane Araújo de Freitas, Ivana Barbosa Veneza, Jéssica dos Santos Barros e Euricleia do Rosário Galúcio.

10º “Modelo didático para facilitar o entendimento entre estudantes de ensino médio e pequenos produtores rurais sobre os sistemas de cultivos aquícolas”, de Luan Patrick Moura de Souza, Raynerio Froes da Silva, Jamilly Varela da Silva, Suzete Roberta da Silva.*

10º “A assessoria universitária popular da Ufopa contribuindo com a propagação dos direitos a consulta prévia, livre e informada dentro da reserva extrativista Tapajós-Arapiuns”, de Ingrid Ohandra Bentes Costa, Cristina Mel Silva da Rocha, Judith Costa Vieira.*

*Houve empate na 10º colocação.

 

IX Seminário de Graduação

"Colletotrichum scovillei associado à antracnose da pimenta-de-cheiro (capsicum chinense) em Santarém-PA", dos autores Carlos Ivan Aguilar Vildoso, Claudiane Sarmento Viana, Daiane Silva Rodrigues e Leandro Silva de Sousa.

"Caracterização do desenvolvimento larval de Hypoclinemus aff. mentalis (pleuronectiformes: achiridae)", dos autores Glenda Clisla de Lima Mota, Leticia Aguiar dos Santos, Elzamara de Castro Oliveira, Fabíola Katrine Souza da Silva, Vinicius Imbiriba Farias e Diego Maia Zacardi.

"Incidência de pacientes oncológicos em tratamento com radioterapia no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna", dos autores Richard Silva de Sousa e Carla Sousa da Silva.

"O direito à educação no contexto das creches em Óbidos/PA: (in)visibilidades na oferta da educação infantil", dos autores Osmar Melo de Sousa Junior e Lucas de Vasconcelos Soares.

"O agro é pop, o agro é tech: quais narrativas e significados a partir dos conceitos de posicionamento estratégico em marketing?", das autoras Nayara de Sousa Bentes, Juliana Pinto Barrozo e Marco Aurélio Oliveira Santos.

"Projeto e implantação de sistema residencial de aproveitamento de águas pluviais para usos não potáveis", dos autores Ana Paula Ferreira de Sousa, Jéssica Nayara de Sousa Miranda, José Claudio Ferreira dos Reis Junior.

"Petrografia de ocorrências de brechas tectônicas na porção oeste do domínio Bacajá", dos autores José Bruno de Souza Furtado e Antônio Alessandro de Jesus Braga.

"Ceanama em letras: uma aprendizagem docente", do autor Aguinaldo Henrique da Silva Nunes.

 

IX Seminário de Pós-Graduação – Maiores notas

1º lugar: “Da gramática para o discurso: diferentes usos do item lexical tomar”, de Luênisson Luís Mesquita de Oliveira.

2º lugar: “Avaliações externas na educação básica: um estudo na rede pública municipal de Santarém-PA”, de Kedna Syuianne Quintas Melo.

3º lugar: “Ocorrência de microcistinas em águas do rio Tapajós, Amazônia, Brasil”, de Fernando Abreu Oliveira.

 

IX Seminário de Pós-Graduação – Menção honrosa

“Estado da arte sobre a efetividade da avaliação de impactos ambientais na promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil”, de Annita Geanne Pinto Feitosa.

“Produção potencial de microalgas tratando efluentes domésticos como forma de aproveitamento bioenergético”, de Natana Costa Farias.

“Avaliação da atividade antiplasmódica, citotóxica e perfil fitoquímico de extratos etanólicos de espécies vegetais da região Oeste do Pará”, de Maria Beatriz Viana dos Santos.

“Educar para informação: a importância de formar professores em educação midiática e no combate à desinformação”, de Márcio Darlen Lopes Cavalcante.

“Protocolo de micropropagação in vitro de Lippia dulcis trevir. da Amazônia, estudo das características fitoquímicas das plantas submetidas a diferentes tipos de substratos”, de Jeniffer Gomes da Silva.

 

XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) Acesse aqui a relação dos trabalhos que receberam menção honrosa. 

 

Comunicação/Ufopa

17/11/2022

Notícia em destaque