Ultima atualização em 9 de Novembro de 2018 às 11:24

Ufopa devolve prédio alugado onde funcionavam Consun e Proppit

A Ufopa rescindiu definitivamente o contrato de aluguel do imóvel onde funcionavam, desde 2015, o Conselho Universitário (Consun) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), além de salas de aula de de graduação e de pós-graduação. A ação representará uma economia anual de mais de um milhão de reais para a universidade. O contrato foi oficialmente encerrado no dia 9 de novembro de 2018.

Situado na Avenida Mendonça Furtado, nº 2440, no bairro da Aldeia, em Santarém (PA), o prédio foi alugado em junho de 2015, inicialmente no valor de R$ 69.000,00. Após três anos de reajustes, o contrato atingiu o valor de R$ 81.000,00 mensais. “Além da economia direta de R$ 972 mil reais por ano em aluguel, essa ação também impactará na redução de despesas com segurança, energia elétrica e transporte”, explica o superintende de Infraestrutura da Ufopa, Vítor Marques Viana.

Realocação – Para a desocupação definitiva do imóvel, a Sinfra realizou, inicialmente, um estudo visando à otimização dos espaços já existentes nas unidades Amazônia e Tapajós. Esse levantamento possibilitou dar novos usos a salas que antes eram utilizadas apenas como locais de reunião e de convivência ou que eram subutilizadas. O auditório Pérola, anexo à Unidade Amazônia, também passou por reformulações para abrigar a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges).

Somente após essa readequação dos espaços foi possível realizar, de fato, a desocupação efetiva do imóvel alugado, com a mudança definitiva do Conselho Universitário para o anexo da Unidade Amazônia, e da Proppit para o Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), na Unidade Tapajós. “Essa ação se deu sem a necessidade de criação de nenhum espaço novo, apenas com a otimização dos espaços já existentes”, explica Vitor Viana.

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Rogerio Favacho da Cruz, houve um esforço de todos os envolvidos para que as adequações fossem realizadas sem a redução da qualidade do atendimento à comunidade acadêmica: “Em sua maioria, os nossos servidores e alunos compreenderam a importância desse processo. Além disso, houve um empenho da equipe em fazer a melhor adequação possível”.

9/11/2018