Ultima atualização em 12 de Janeiro de 2023 às 18:08

Ufopa exibe documentário “O Território” nesta sexta-feira, dia 13

Lançado em 2022, o filme é um dos dois representantes brasileiros na corrida ao Oscar 2023.

Nesta sexta-feira, 13 de janeiro, o Laboratório de Etnologia (LABORe) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará a exibição do documentário “O Território” (2022), filme produzido pela Documist, em parceria com o povo Uru-eu-wau-wau. Com entrada gratuita, o filme será exibido a partir das 16 horas no Auditório Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, Campus Santarém.

Após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa com a participação da coordenadora do curso de Antropologia da Ufopa, Luciana Barroso Costa França; das representantes indígenas Val Munduruku e Jaciara Borari; e mediação da jornalista Priscila Cotta.

Lançado em janeiro de 2022, o filme é um dos dois representantes brasileiros na corrida ao Oscar 2023. Entre 144 documentários elegíveis, ficou entre os 15 na primeira lista.

Para além de uma obra audiovisual, “O Território” é também uma potente ferramenta de mobilização já exibida nos mais diversos contextos: de comunidades indígenas aos parlamentos dos EUA e Inglaterra. “A sessão da Ufopa será a última da campanha de impacto do filme, que teve início em outubro”, explica a professora Luciana França.

Sinopse: “O Território” oferece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento invasor trazido por agricultores e colonos ilegais na Amazônia brasileira. Com uma cinematografia inspiradora mostrando a paisagem majestosa da floresta Amazônica, e design de som ricamente texturizado, o filme leva o público para dentro da comunidade Uru-eu-wau-wau e oferece acesso sem precedentes aos agricultores e colonos que queimam e desmatam ilegalmente a terra indígena protegida. Parcialmente filmado pelo próprio povo Uru-eu-wau-wau, o filme se baseia em imagens capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca suas vidas para montar sua própria equipe de mídia na esperança de expor a verdade.

Desde que os Uru-eu-wau-wau foram contatados pela primeira vez pelo governo brasileiro em 1981, seu território se tornou uma ilha verde de floresta tropical cercada por fazendas e áreas invadidas – resultado de quatro décadas de desmatamento descontrolado. A comunidade enfrenta incursões ambientalmente destrutivas e muitas vezes violentas por não nativos que buscam explorar a terra. Os ataques para extração ilegal de madeira e desmatamento tornaram-se mais frequentes e mais descarados ao longo dos últimos anos.

Nas aldeias Uru-eu-wau-wau há menos de 200 pessoas, incluindo idosos e crianças, para defender quase 1.867,117 hectares de floresta tropical. Nos limites do território demarcado, uma rede de agricultores se organiza para alcançar suas reivindicações através de meios legais, enquanto grileiros começam a desmatar trechos de floresta tropical por conta própria. Com a sobrevivência da comunidade em jogo, Bitaté Uru-eu-wau-wau e Neidinha Bandeira – um jovem líder indígena e sua mentora – devem encontrar novas maneiras de proteger a floresta tropical de invasores. Mas, em vez de depender de outros para contar sua história, os Uru-eu-wau-wau assumem o controle da narrativa e criam sua própria equipe de mídia para trazer a verdade ao mundo.

Trailer: https://youtu.be/2nHxMjZYWOA

• Duração: 83 minutos

• Produzido por: Documist

• Coproduzido por: Povo Uru-eu-wau-wau

• Distribuído por: National Geographic Documentary Films

• Lançamento estimado para streaming: janeiro de 2023 na Disney+

Serviço: Exibição do documentário “O Território”

• Data: 13/01/2023, sexta-feira

• Horário: 16 horas

• Local: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém.

• Mais informações: Priscila Cotta – (93) 99175-3273

Comunicação/Ufopa, com informações do LABORe