Ultima atualização em 1 de Setembro de 2021 às 08:54

Ufopa inaugura segunda fase do prédio do Campus Juruti

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) inaugurou no dia 30 de agosto de 2021 a segunda fase do prédio do Campus Juruti. No valor de R$ 1.607.248,23, a obra iniciou-se em março de 2020 com o objetivo de concluir inteiramente o andar térreo, ampliando assim o espaço para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus, que oferece dois cursos de graduação: Engenharia de Minas e Agronomia. Também foram instalados 284 módulos fotovoltaicos (placas solares), tornando o campus autossuficiente em termos de energia elétrica.

“Nesta segunda etapa, estamos entregando o andar térreo, toda a fachada e a cobertura do prédio, bem como as placas fotovoltaicas”, explica a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, que também preside o Comitê Gestor de Obras da Ufopa. “A obra total tem uma previsão de investimento de R$ 17 milhões. Os outros andares serão concluídos em momento posterior. É uma importante etapa para a ampliação de oferta de cursos no município de Juruti e a possiblidade de novas parcerias também com a instituição”.

O andar térreo foi entregue totalmente pronto, com o acabamento necessário: forro, pintura, piso cerâmico, portas e janelas. Com isso, o espaço para as atividades acadêmicas se duplicou. Agora a comunidade acadêmica conta com quatro novas salas de aula e quatro laboratórios — de Informática, de Agronomia, de Engenharia de Minas e de Química — que estão em processo de adequação para a instalação dos equipamentos, além de duas salas para as coordenações dos cursos.

“O impacto da obra nas atividades acadêmicas será gigantesco, porque sempre tivemos muitas limitações de espaço, a infraestrutura era um ponto que deixava a desejar”, explica o diretor do campus, Raphael da Costa Silva. “Com todo o térreo pronto, vamos conseguir finalizar o processo de consolidação dos dois cursos de graduação que temos, além de poder receber, de forma adequada, as novas turmas que vão entrar”.

Segundo Raphael Silva, hoje o Campus Juruti possui cerca de 400 alunos, 12 professores e 25 servidores, incluindo os terceirizados. “Com essa inauguração, vamos ter mais facilidade em fazer a divisão das turmas, ministrar disciplinas, ter aulas práticas e fazer uso de laboratórios, que são muito necessários aos nossos dois cursos. Com o uso desses laboratórios, vamos evoluir no aspecto da pesquisa, do ensino e da extensão”.

Solenidade Participaram da solenidade de inauguração da segunda fase do Campus Juruti: o reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz; a vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier; o deputado federal Nilson Pinto; o diretor do Campus Juruti, Raphael da Costa Silva; o presidente do Fórum de Diretores de Campi, Luamin Sales Tapajós; a prefeita de Juruti, Lucídia Belitah de Abreu Batista; o presidente da Câmara Municipal de Juruti, Francinei Andrade; e o Superintendente de Infraestrutura da Ufopa, Vitor Marques Viana.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/4e700999e7d9632e0f5fb41c748f9ee9.jpeg
Foto: Comunicação/Ufopa.

“Este é um momento histórico para nós, pois representa a consolidação da política multicampi da Ufopa e do Campus Juriti, que já esteve em salas embaixo do Tribódromo, e hoje temos as condições necessárias para os cursos de Engenharia de Minas e de Agronomia”, afirma o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz. “Este momento sinaliza também uma mudança na Universidade, no foco dos seus investimentos. Se nos últimos três anos estivemos focados na consolidação dos nossos espaços, agora vamos entrar em um novo momento, de investimentos focados na melhoria, na qualidade dos nossos trabalhos e pesquisas acadêmicas”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/91a054ee4d0034726ff705a110a853c2.jpeg
Público presente. Foto: Comunicação/Ufopa.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do Cerimonial da Ufopa no YouTube e está disponível no canal.

Assista à solenidade de inauguração do prédio do Campus Juruti no canal do Cerimonial Ufopa: https://www.youtube.com/c/CerimonialUfopa.

Maria Lúcia Morais, Comunicação/Ufopa

31/08/2021

Fachada do prédio do Campus Juruti.