Ultima atualização em 5 de Janeiro de 2024 às 16:46

Ufopa lança editais dos processos seletivos especiais para indígenas e quilombolas

Gratuitas, as inscrições estarão abertas no período de 10 a 24 de janeiro pela Internet.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou nesta quarta-feira, 3 de janeiro de 2024, os editais dos processos seletivos especiais para candidatos indígenas (PSEI) e quilombolas (PSEQ). Gratuitas, as inscrições serão realizadas de 10 a 24 de janeiro de 2024, exclusivamente pela Internet. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas.

A seleção, aprovação e classificação, bem como a realização da matrícula, serão para cursos de licenciaturas e bacharelados interdisciplinares e profissionais. As vagas são para os cursos ofertados em Santarém e nos campi regionais de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Confira a relação dos cursos de graduação ofertados pela Ufopa:

Destinados à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas, os processos seletivos especiais são realizados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), em colaboração com a Comissão Permanente de Processos Seletivos (CPPS) e a Comissão de Avaliação dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola (Capse).

PSEI – O Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) de 2024 ofertará 97 vagas para os cursos de graduação da Ufopa, sendo 77 vagas para os cursos ofertados em Santarém e 20 vagas distribuídas entre os campi regionais. A seleção será composta por duas etapas, de caráter classificatório e eliminatório: 1. prova de redação em língua portuguesa; e 2. entrevista. As provas serão realizadas presencialmente nas cidades de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Jacareacanga.

Acesse o link de inscrição aqui: https://psei2024.ufopa.edu.br/

Confira o edital do PSEI/2024 aqui:

Acompanhe as etapas da seleção aqui:

PSEQ – O Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) de 2024 também ofertará 97 vagas para os cursos de graduação da Ufopa, sendo 77 vagas para os cursos ofertados em Santarém e 20 vagas para os campi regionais. A seleção ocorrerá dia 25 de fevereiro, por meio de prova objetiva e discursiva.

Acesse o link de inscrição aqui: https://pseq2024.ufopa.edu.br/

Confira o edital do PSEQ/2024 aqui:

Acompanhe as etapas da seleção aqui:

Serviço: Lançamento dos editais dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola

• Período de inscrição: 10 a 24 de janeiro de 2024

03/01/2024