Ultima atualização em 1 de Fevereiro de 2024 às 17:55

Inscrições abertas para PSR 2024 da Ufopa

Candidatos terão de 23/01 a 23/02 para se inscrever

Estão abertas, no período de 23 de janeiro a 23 de fevereiro, as inscrições para o Processo Seletivo Regular (PSR) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Neste ano, serão ofertadas 1.448 vagas, sendo 1.168 vagas para os cursos do Campus Santarém, 36 vagas para o curso do Campus Alenquer, 36 vagas para o curso do Campus Monte Alegre, 64 vagas para os cursos do Campus Oriximiná, 36 vagas para o curso do Campus Itaituba, 72 vagas para os cursos do Campus Juruti e 36 vagas para o curso do Campus Óbidos. As inscrições estão sendo regidas pelo edital nº 97/2023-CPPS/Ufopa, de 6 de dezembro de 2023. (Confira AQUI o edital.)

Gratuitas, as inscrições podem ser realizadas exclusivamente por meio de sistemas eletrônicos nos endereços incluídos ao final deste texto. Somente poderão realizar inscrição no PSR/Ufopa 2024 aqueles candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em pelo menos uma das edições realizadas no período de 2020 a 2023.

Do total de 1.448 vagas ofertas em 2024, a Ufopa reservará 726 vagas para o sistema de ingresso por meio de cotas sociais, a serem preenchidas conforme os critérios estabelecidos na Lei nº 12.711/2012 e na Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 18, de 11 de outubro de 2012, que foi alterada pela Portaria Normativa MEC nº 9, de 5 de maio de 2017; esta última estabelece que sejam reservadas no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas dos cursos ofertadas neste processo seletivo, por curso/município, exclusivamente a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o ensino médio em escola privada.

Sobre a habilitação – Para ter assegurado o direito à vaga, o candidato deverá cumprir os procedimentos e os prazos especificados nos editais de habilitação a serem disponibilizados na página do PSR 2024: https://ufopa.edu.br/proen/processos-seletivos/regular/psr-unificado-2024/. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações e divulgações referentes ao PSR/Ufopa 2024 no site oficial da instituição. Não serão aceitos documentos incompletos, rasurados e/ou ilegíveis.

O candidato impossibilitado de apresentar documento de identidade original por motivo de perda, furto ou roubo deverá apresentar boletim de ocorrência expedido em, no máximo, 30 dias.

Caso o candidato seja menor de idade, a habilitação deve ser realizada pelos pais ou responsável legalmente constituído. Será admitida a habilitação por terceiros, mediante procuração pública ou particular com firma reconhecida em cartório e documentos pessoais (RG e CPF) do procurador constituído para tal finalidade.

O candidato classificado na condição de cotista PcD deve apresentar-se à avaliação médica pericial, em conformidade com o edital de convocação a ser divulgado pela Diretoria de Registro Acadêmico (DRA).

Sobre a autodeclaração de pessoas negra e indígena – O candidato que se autodeclarar nas cotas étnico-raciais deverá ser convocado, presencial ou remotamente, a qualquer tempo, para submeter-se ao procedimento de heteroidentificação. A documentação solicitada deverá ser analisada pela Comissão de Heteroidentificação da Ufopa, e o candidato convocado, em edital específico. Os candidatos devem acompanhar através da página oficial da Proen/Ufopa a convocação para os respectivos agendamentos, que deverão ocorrer em datas e horários a serem definidos em edital próprio.

Atendimento: Para sanar dúvidas sobre o PSR 2024 da Ufopa, em Santarém o canal é a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), localizada no Campus Santarém, Unidade Tapajós, Rua Vera Paz, s/n, Bairro Salé, CEP 68040-255, Santarém/PA, ou acesso por e-mail: psr@ufopa.edu.br.

Atendimento fora da sede – Para sanar dúvidas sobre o PSR/2024 nos campi regionais da Ufopa, os candidatos deverão dirigir-se a um dos endereços abaixo:

• Campus Óbidos:

Endereço: Avenida Prefeito Nelson Souza, s/n, Bairro Perpétuo Socorro, CEP 68250-000, Óbidos (PA)

Telefone: (93) 99147-7223, e-mail: obidos@ufopa.edu.br

• Campus Oriximiná

Endereço: Rodovia PA 254, 257, Bairro Santíssimo, CEP 68270-000, Oriximiná (PA)

Telefone (93) 99147-8309, e-mail: oriximina@ufopa.edu.br

• Campus Itaituba

Endereço: Rua Universitária, s/n, Bairro Maria Madalena,CEP 68183-300, Itaituba (PA)

Telefone (93) 99145-7385, e-mail: itaituba@ufopa.edu.br

• Campus Monte Alegre

Endereço: Travessa Major Francisco Mariano, s/n, Bairro Cidade Alta, CEP 68220-000, Monte Alegre (PA)