Ultima atualização em 29 de Setembro de 2023 às 16:44

Ufopa lança edital para escolha dos novos diretores dos campi regionais

O processo de consulta será realizado integralmente pelo SIG-Eleição da Ufopa no dia 24 de novembro de 2023.

A Comissão Eleitoral de Consulta da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou nesta sexta-feira, 29 de setembro de 2023, o edital nº 01/2023, de consulta prévia à comunidade acadêmica para escolha dos candidatos aos cargos de diretor e vice-diretor dos campi fora de sede da Ufopa para o quadriênio 2024-2027. São eles: Campus Alenquer (Cale), Campus Itaituba (CITB), Campus Juruti (CJUR); Campus Monte Alegre (CMAL); Campus Óbidos (COBI) e Campus Oriximiná (CORI).

A inscrição das candidaturas ocorrerá no período de 9 a 20 de outubro de 2023. São elegíveis para os cargos professores doutores efetivos da carreira do magistério superior que estiverem lotados nas respectivas unidades e em exercício de suas funções. Não havendo chapa formada unicamente por docentes com título de doutor, será admitida a candidatura de chapas compostas por docentes com título de doutor e mestre ou dois mestres. Só serão considerados candidatos elegíveis aqueles inscritos em conformidade com as normas estabelecidas no edital.

A consulta à comunidade acadêmica dos campi ocorrerá no dia 24 de novembro de 2023, das 9 às 20 horas, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIG-Eleição) da Ufopa, que pode ser acessado de qualquer computador ou smartphones conectados à Internet, por meio de login e senha padrão dos usuários previamente cadastrados no sistema SIG. Denominada “cabine de votação”, a plataforma de votação on-line no SIG-Eleição simula a urna eletrônica padrão utilizada nos processos eleitorais brasileiros, contendo os numerais de 0 a 9 e as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Em branco”.

São eleitores os servidores e os estudantes da Ufopa lotados ou matriculados nos campi fora da sede:

• I - docentes efetivos, substitutos e visitantes;

• II - técnicos-administrativos em educação efetivos do quadro da Ufopa;

• III - discentes da graduação e pós-graduação lato e stricto sensu da Ufopa, desde que regularmente matriculados no período letivo vigente;

• IV - servidores legalmente afastados da instituição por motivo de licença para tratamento de saúde, licença-maternidade, licença-capacitação e para qualificação profissional.

Discentes vinculados a cursos ofertados pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e pelo Programa Forma Pará também são eleitores do campus onde estudam.

Informações adicionais podem ser obtidas junto à Comissão Eleitoral de Consulta (CEC) via e-mail: comissaoeleitoral@ufopa.edu.br.

Confira o edital nº 01/2023.

29/09/2023