Criado em 26 de Março de 2018 às 15:31

Ufopa lança material didático sobre arqueologia amazônica para escolas públicas da região

O programa de extensão "Arqueologia nas Escolas: Histórias da Amazônia" da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou em Santarém, na última sexta-feira, 26, livros impressos e kits pedagógicos produzidos em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi e destinados especialmente aos professores da rede pública de ensino em Monte Alegre e Santarém. No total, foram lançadas quatro publicações, produzidas em 2016 e divididas de acordo com a faixa etária dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio: Arqueologia e suas aplicações na Amazônia; Uma Santarém mais antiga sob o olhar da Arqueologia; Descobrindo a Arqueologia; e Guia Arqueológico do Parque Estadual de Monte Alegre. Gratuitos, os livros serão doados para as escolas dos municípios e também serão disponibilizados online.

“Até o segundo semestre deste ano devemos publicar mais um livro, este dedicado aos alunos do Ensino Médio de Monte Alegre. A próxima etapa é promover cursos de capacitação nas escolas públicas. Já iniciamos esse trabalho em Monte Alegre e agora devemos iniciar em Santarém, tentando trabalhar com os professores como agentes multiplicadores para que eles utilizem o material. Montamos aulas e vamos ensinando o conteúdo dos livros. Nas publicações destinadas aos alunos do ensino médio, a gente colocou inclusive perguntas que já foram utilizadas no Enem, por exemplo, para estimular os professores e mostrar como o assunto vem sendo abordado. É interessante notar que, cada vez mais, caem perguntas sobre Arqueologia no Enem e muitos alunos não sabem responder porque não veem esse conteúdo no ensino fundamental nem no médio”, explica a coordenadora do programa, Profa. Dra. Anne Rapp Py-Daniel.

A arqueóloga acredita que a produção do material e os cursos de capacitação representam um retorno para a comunidade. “Há muito tempo os professores têm demandado esse tipo de material. Como pesquisadora que trabalha na Amazônia há algum tempo, fico feliz de mostrar um pouco do que a gente vem aprendendo dentro da academia para um público mais amplo, não ficando restrito à Universidade. É importante apresentarmos para o resto da população o que a gente está fazendo. Queremos mostrar que vários conteúdos normalmente não são bem abordados e agora temos a oportunidade de, através da Arqueologia, falar um pouco sobre eles de forma mais acessível, mais correta e com respeito”, avalia a docente do Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA) da Ufopa.

Os kits pedagógicos foram concebidos pelo professor Vinícius Honorato, também docente do PAA. A intenção é que elesfiquem disponíveis para empréstimo das escolas, permitindo que os alunos possam conhecer materiais arqueológicos de perto. “Os kits contém réplicas e peças arqueológicas de verdade. Esperamos, assim, conseguir aproximar as pessoas da arqueologia, porque elas poderão ver e tocar nas peças, poderão entender como o arqueólogo trabalha, partindo de pistas”, destaca a vice-coordenadora do programa Arqueologia nas Escolas, professora Myrtle Pearl Shock.

Além de Anne e Myrtle, os livros contam com a colaboração de outros autores: professores Claide Moraes e Lucybeth Arruda, ambos da Ufopa; professor Karl Arenz, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e as docentes Edith Pereira e Cristiana Barreto, vinculadas ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Fruto da parceria entre a Ufopa e o MPEG, o programa foi financiado com recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext/Sesu/MEC) e surgiu da necessidade de fomentar pontes de diálogo com a História e a Antropologia no âmbito educacional. De caráter interdisciplinar, o projeto busca incluir graduandos de diferentes cursos em todas as suas etapas. O trabalho foi realizado através de consulta a professores e discentes de graduação durante encontros ocorridos em Santarém e Monte Alegre. A equipe também trabalhou com os condutores que guiam turistas no Parque Estadual de Monte Alegre. No âmbito da Ufopa, o programa conta com o apoio da Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce).

Equipe de professores e bolsistas do Programa Arqueologia nas Escolas

Profa. Anne exibe um dos livros lançados pelo programa

Renata Dantas - Procce/Ufopa

29/01/2018