Ultima atualização em 24 de Março de 2021 às 12:33

Ufopa lança Repositório Institucional

O conteúdo científico produzido no âmbito da Universidade Federal do Oeste do Pará pode ser encontrado a partir de agora no Repositório Institucional da Ufopa, que tem o objetivo de armazenar, preservar, dar acesso e visibilidade à produção científica da universidade. O lançamento ocorrerá nesta quarta-feira, 24 de março de 2021.

O espaço digital será utilizado para depósito de trabalhos de conclusão de curso (TCC) da graduação, artigos, e-books, dissertações de mestrado e teses de doutorado, conforme as políticas de divulgação do repositório.

“Este é um grande passo para a nossa universidade, que, a partir de agora, conta com uma plataforma de preservação da memória científica institucional, além de disseminar os resultados das nossas pesquisas para o mundo todo. Isso é compromisso com a ciência e com a Amazônia”, destacou o diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Ufopa, Mayco Chaves. Ele também informou que já estão no repositório 58 teses e 395 dissertações defendidas nos programas de pós-graduação no âmbito da Ufopa, no período de 2011 a 2021.

Com o nome Poraquê, o Repositório Institucional da Ufopa vai servir à comunidade acadêmica, assim como à sociedade em geral, com a socialização dos conhecimentos produzidos na Universidade. “O nome Poraquê faz alusão ao peixe-elétrico da Amazônia, que em seu corpo é capaz de produzir pulsos elétricos, possuindo, assim, autonomia energética, capaz de acender uma luz, ou como dizem ‘capaz de enxergar no escuro’", destacou o diretor do Sibi/Ufopa. “Nesse sentido, é assim que se espera que o conhecimento produzido pela comunidade científica da Ufopa aconteça, com autonomia intelectual, acendendo a luz do conhecimento científico na Amazônia”, acrescentou.

Lançamento

A programação de lançamento ocorre nesta quarta-feira, 24, a partir das 18h, com uma live pelo Instagram do Sibi Ufopa, com a participação do reitor da Ufopa, professor Hugo Diniz; da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Proppit), professora Lenise Silva; do diretor do Sibi/Ufopa, Mayco Chaves; e do bibliotecário e representante da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), Diego Barros. A UFPA é parceira nessa ação de construção do repositório da Ufopa.

A página do Repositório Poraquê está disponível no link https://repositorio.ufopa.edu.br/.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/c7f55ec80f7f137c17beb4a069ccedc3.jpeg

23/03/2021