Ultima atualização em 5 de Janeiro de 2024 às 10:44

Ufopa ofertará em Óbidos curso de Pedagogia pelo Pronera

São 50 vagas para lideranças comunitárias e profissionais que já atuem como professores nas escolas dos assentamentos.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), assinaram no dia 29 de dezembro de 2023 termo de execução descentralizada (TED) para a oferta de um curso de Pedagogia para jovens e adultos que morem em assentamentos criados pelo Incra ou em territórios reconhecidos pela instituição. O TED terá vigência até 2027 e o curso será realizado no Campus Universitário da Ufopa em Óbidos para lideranças comunitárias e profissionais que já atuem nas escolas dos assentamentos.

“Estamos expandindo nossa oferta de vagas, levando cursos para dentro do território. A parceria com o Incra, por meio do Pronera, permite implementarmos a alternância em nossos cursos, levando a universidade para dentro das comunidades, dando oportunidade a muitas pessoas que não poderiam se deslocar para a zona urbana”, afirma a reitora Aldenize Ruela Xavier.

O curso de graduação em Pedagogia visa a qualificar 50 pedagogos para atuarem nas áreas de reforma agrária no exercício da docência, da gestão educacional e nas diferentes dimensões do trabalho pedagógico em âmbitos escolares e não escolares (espaços socioeducativos presentes nas comunidades), com competência técnico-científica e social para analisar e compreender as necessidades da realidade sociocultural e intervir em face das demandas específicas da região.

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) é uma política pública do governo federal que tem por objetivo promover ações educativas nas regiões de reforma agrária a partir de cursos voltados para a realidade do meio rural, através de uma gestão participativa e compartilhada. O programa apresenta e apoia projetos de ensino voltados ao desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

Comunicação/Ufopa, com informações do Campus Óbidos
04/01/2024