Ultima atualização em 18 de Outubro de 2018 às 12:52

Ufopa orienta professores e pesquisadores sobre a Nova Lei da Biodiversidade

A Ufopa, por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), realizou nesta quarta-feira, 17, a oficina "Sisgen: Nova Lei da Biodiversidade, Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado".

O debate sobre a Nova Lei da Biodiversidade foi iniciado durante o VI Seminário de Pós-Graduação da Ufopa, realizado no período de 26 a 28 de setembro de 2018. Devido à importância do tema e à quantidade de dúvidas que surgiram, foi organizada a oficina pela pesquisadora da Embrapa e mestra em propriedade intelectual e inovação Sheila de Souza Correa.

O objetivo dessa oficina foi informar os utilizadores do patrimônio genético e do conhecimento tradicional sobre o cadastro de todas as pesquisas da Ufopa na plataforma Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), considerando suas implicações para pesquisas futuras.

As universidades e institutos federais têm prazo até o início do mês de novembro para cadastrar no SisGen as pesquisas realizadas até 2016. A falta do cadastro, que é prática determinada pela lei, resulta em altas multas para os autores envolvidos e para a instituição que realiza a pesquisa.

Na Ufopa, a Agência de Inovação Tecnológica (AIT) será uma colaboradora para a homologação dos cadastros dos pesquisadores.

Comunicação/Ufopa, com informações da Proppit

18/10/2018