Ultima atualização em 30 de Outubro de 2023 às 18:14

Ufopa participa da XIX Assembleia Munduruku do Médio Tapajós

Durante o encontro, a equipe do Núcleo Ação Saberes Indígenas na Escola fez um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos professores indígenas.

No período de 24 a 27 de outubro de 2023, parte da equipe do Núcleo Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) da Ufopa participou da XIX Assembleia Munduruku do Médio Tapajós, que ocorreu na Aldeia Poxo Muybu, território Sawre Muybu, no município de Itaituba.

Durante o encontro, a equipe da ASIE organizou uma roda de conversa com os professores da educação básica e fez um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos professores indígenas, além de mapear as necessidades de ações formativas e elaborar proposta de cronograma para a formação de professores do Médio Tapajós.

Participantes da assembleia: Terezinha do Socorro Lira (coordenadora adjunta), Geraldo Dias (formador), Honésio Dace Munduruku (coordenador de ação), Emerson Saw Munduruku (formador) e Adalto Saw Munduruku (orientador de estudo).

Sobre o Núcleo ASIE/Ufopa – A Ação Saberes Indígenas na Escola integra o Eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013. Vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), a ação é regulamentada pela Portaria nº 98, de 6 de dezembro de 2013, que tem como objetivo promover a formação continuada de professores indígenas alfabetizadores e a produção de material didático e paradidático.

A formação continuada e a produção de material didático devem seguir os seguintes eixos:

• Letramento e numeramento em língua indígena como primeira língua;

• Letramento e numeramento em língua portuguesa como segunda língua;

• Letramento e numeramento em línguas indígenas ou língua portuguesa como segunda língua ou língua adicional;

• Conhecimentos e saberes indígenas;

• Artes verbais indígenas;

• Alfabetização científica;

• História e geografia dos povos indígenas;

• Etnomatemática.

Em 2023, sob coordenação geral da Profa. Marília Leite, do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), a Ufopa aderiu ao Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola, sendo a primeira universidade federal do estado do Pará a possuir um núcleo. A instalação no núcleo foi possível após esforços do movimento indígena do Oeste do Pará e da reitora da Ufopa, Aldenize Xavier.

Em parceria com as secretarias municipais de educação dos municípios de Santarém, Itaituba e Oriximiná, nesta primeira edição, o Plano de trabalho aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) tem o objetivo de ofertar curso de formação continuada a 90 professores indígenas e 9 orientadores de estudos dos três territórios etnoeducacionais (Território Etnoeducacional Tapajós-Arapiuns, Território Etnoeducacional Munduruku e Território Etnoeducacional Ixamná) abrangidos pela Ufopa. A carga horária prevista é de 180 horas-aulas para os professores alfabetizadores e 200 horas-aulas para os orientadores de estudos.

Em Santarém o Núcleo ASIE/Ufopa possui uma sala administrativa funcionando na Unidade Tapajós, sala 333-C.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/763188befe613e32eae728a8f043246f.jpg
XIX Assembleia Munduruku do Médio Tapajós, na Aldeia Poxo Muybu, no município de Itaituba.

Comunicação/Ufopa, com informações da Ação Saberes Indígenas na Escola
Foto: Divulgação.