Ultima atualização em 2 de Maio de 2019 às 15:27

Ufopa participa de pesquisa para contribuir com elaboração do RUE 2019

A Ufopa vai contribuir com dados para a elaboração do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2019. Toda a comunidade acadêmica pode participar de uma pesquisa com o preenchimento de um formulário disponibilizado para obter as informações das universidades. As pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progep) e da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce) também devem enviar informações da Ufopa.

O RUE foi criado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, com o apoio de outras organizações estudantis com atuação em nível nacional e da Triple Hélix Association, com o objetivo de contribuir para a construção de um Brasil mais educador.

Desde 2016, o RUE analisa as práticas empreendedoras nas universidades, levando propostas e sugestões dos próprios alunos de como melhorar as universidades em todo o país. Os indicadores avaliados pelo RUE e tidos como influenciadores no ecossistema empreendedor universitário são: extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura, capital financeiro e cultura empreendedora, os quais são utilizados como forma de avaliar as universidades e elaborar o ranking.

O Ranking de Universidades Empreendedoras é elaborado a cada dois anos. Para a versão do RUE 2019 serão consultadas mais de 190 universidades, de todas as 27 unidades federativas do Brasil. Ressalta-se que a pesquisa de percepção, além de coletar os insumos necessários para o RUE, é uma forma de escuta social dos alunos acerca das universidades, o que também gera insumos que contribuem para a melhoria das mesmas e do ensino em geral, especialmente no que tange à cultura empreendedora e à infraestrutura disponibilizada para tal.

Entre as articuladoras dessa ação na Ufopa está a empresa júnior Engenharia e Serviços Ambientais (Esam Jr), ligada ao Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA). A presidente da Esam Jr, Victória Vasconcelos, disse que vê o Ranking de Universidades Empreendedoras como uma possibilidade para a Ufopa de trabalhar com novas propostas em cima de exemplos e ideias inovadoras. “Através do RUE, a Ufopa permite que professores, alunos e servidores coloquem conhecimento em prática, difundindo educação empreendedora, liderança e participação ativa, considerando que os principais pilares de transformação na sociedade partem da educação e da participação social”, disse.

Para contribuir com a elaboração da edição de 2019 do Ranking de Universidades Empreendedoras, responda à pesquisa de percepção disponível em formulário eletrônico aqui.

2/5/2019