Ultima atualização em 27 de Setembro de 2019 às 11:44

Ufopa participa de grupo de trabalho sobre refugiados venezuelanos em Santarém

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) convocaram a criação de um grupo de trabalho para o acompanhamento dos refugiados venezuelanos em Santarém. Participam do grupo: Ministério Público do Pará, Polícia Federal, Polícia Militar, Defensoria Pública da União, Secretaria-Geral de Governo do Pará em Santarém, Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtras), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A participação da Universidade se dá por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). Entre as ações está o envolvimento de projetos de extensão universitária com atividades que possam atender a parte das necessidades dos refugiados venezuelanos.

Pela Ufopa, apresentou-se a disponibilização de laboratórios de informática, com reserva prévia, para que solicitantes de refúgio tenham acesso a seus processos. Também deve selecionar acadêmicos para auxiliar os solicitantes do reconhecimento da condição de refugiados no acesso ao Sistema do Comitê Nacional para os Refugiados (Sisconare).

Nos municípios onde se situam os campi da Ufopa, a Instituição também vai ajudar na divulgação de informações que o Ministério Público está organizando em um fôlder informativo que indica como é o acesso ao processo de refúgio na rede de Santarém.

27/9/2019