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Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 6 de Julho de 2022 às 10:04

Ufopa participa de Seminário de Integração da Rede Educanorte em Belém


O 3º Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) — Rede Educanorte ocorreu de 26 a 28 de maio de 2022, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA). O evento reuniu coordenadores dos polos, pró-reitores, diretores de pós-graduação e representantes das instituições públicas de ensino superior associadas ao programa.

Primeiro doutorado em rede do país na área da Educação, o PGEDA articula pesquisadores de nove universidades federais e uma estadual da região Norte, para atender à demanda de formação e capacitação de recursos humanos em nível de doutorado para o ensino superior e para a pesquisa em Educação na região Amazônica.

Coordenadora do polo do PGEDA na Ufopa, a professora Tânia Brasileiro foi uma das expositoras da Mesa 2, denominada “Os desafios enfrentados nos dois primeiros anos de implantação da Rede Educanorte”, que fez um balanço das ações realizadas e marcos normativos aprovados, com vistas a dirimir problemas administrativos do programa em rede.

A professora Lília Colares, também da Ufopa, participou da Mesa 3, “Desafios a serem enfrentados para a Avaliação Institucional do PGEDA”, que teve por objetivo apresentar os dados da Plataforma Sucupira com vistas ao planejamento das ações a serem desencadeadas para o sucesso do programa no processo de avaliação quadrienal. Da Ufopa também participaram do evento os docentes Anselmo Colares e José Ricardo Souza Mafra.

“A Ufopa participou ativamente do evento e este foi fundamental para o fortalecimento da rede, uma ação coletiva e estratégica para a região que deve ser observada e usada como referência para o estabelecimento de outras redes no âmbito da Amazônia. Percebemos que há diferentes limitações nas instituições associadas, porém estas se fortalecem e criam condições de superação quando trabalham juntas”, afirma o diretor de Pós-Graduação da Ufopa, Antonio Pinheiro, que representou a Universidade na abertura do evento.

PGEDA — Aprovado pela Capes em 2019, o Curso de Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA) Associação em Rede tem a “Educação” como área de concentração e está estruturado em torno de três linhas de pesquisa: 1) Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo; 2) Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação; e 3) Saberes, Linguagem e Educação.

São objetivos do PGEDA:

  • Contribuir para a produção integrada de conhecimentos acadêmico-científicos sobre a Educação na Amazônia e áreas correlatas, por meio da execução de projetos de pesquisa;

  • Contribuir para a consolidação de grupos de pesquisa nas diferentes instituições envolvidas e da qualidade acadêmico-científica nas publicações e outras contribuições, buscando a excelência da produção sobre Educação e Educação na Amazônia, na qualidade de área de conhecimento;

  • Colaborar para a qualificação das políticas e práticas educativas implementadas na Amazônia e, especialmente, no enfrentamento da baixa qualidade da educação básica, revelada em seus diferentes indicadores oficiais;

  • Fortalecer as diferentes ações formativas desenvolvidas por comunidades tradicionais da Amazônia, escolares ou não, promotoras do reconhecimento e da valorização dos povos e das culturas tradicionais;

  • Disseminar conhecimentos, por meio de eventos técnico-científicos nacionais e internacionais, relacionados às áreas da Educação e da Educação na Amazônia, buscando articulação consistente entre pesquisadores e profissionais da educação das diferentes instituições envolvidas.

Mais informações:

 

Comunicação/Ufopa, com informações da Diretoria de Pós-Graduação

02/06/2022

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