Ultima atualização em 23 de Março de 2022 às 09:28

Ufopa promove oficinas de formação para orientadores de projetos de iniciação científica na educação básica

A Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio da coordenação da quinta edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará (V Fecitba), vai promover no período de 25 de março a 7 de outubro de 2022 uma série de oficinas de formação de orientadores de projetos de iniciação científica na educação básica.

Para as oficinas, são convidados a participar professores do ensino fundamental (anos finais), médio e técnico integrado com médio de qualquer área do conhecimento. A formação também é voltada aos demais profissionais da educação que atuam nas escolas públicas dos municípios do Baixo Amazonas e que tenham interesse de desenvolver projetos de iniciação científica.

As oficinas são compostas de 3 módulos:

• 1º módulo: elaboração e execução de projetos de iniciação científica infantojuvenil (plano de pesquisa e diário de bordo).

• 2º módulo: elaboração de relatórios e resumos

• 3º módulo: exposição da pesquisa: apresentação oral, banner e vídeo

Cada módulo é composto por carga horária de 12h, sendo 4h em encontro presencial ou por videoconferência e 8h a distância, sob acompanhamento dos formadores.

Essas oficinas visam a estimular e capacitar professores para orientação de projetos de iniciação científica no ensino fundamental (anos finais) e médio, em articulação com o currículo escolar, de forma a atender aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e novo ensino médio; além de orientar como os projetos desenvolvidos nas escolas podem ser submetidos à V Fecitba-PA e apontar outras possibilidades para chegarem às feiras nacionais e internacionais.

A Coordenação da V Fecitba divulgou nesta terça-feira, dia 22 de março, a lista de inscritos nas turmas das oficinas a serem realizadas em municípios do Baixo Amazonas. Confira o resultado: https://www.even3.com.br/oficinasfecitbaufopa2022/

Sobre a realização da V Fecitba
A V Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará está prevista para ocorrer de 18 a 21 de outubro de 2022, em formato híbrido. As oficinas fazem parte das ações preliminares deste evento.

A Fecitba é organizada pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) da Ufopa - Campus Santarém (acesse o site).

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/c09a9f524500985a8fc622071e62741b.jpeg

17/03/2022 atualizada em 23/03/2022