Ultima atualização em 9 de Julho de 2021 às 11:41

Ufopa prorroga prazo para habilitação dos aprovados na 1ª chamada do PSR 2021

A Comissão Permanente de Processos Seletivos da Universidade Federal do Oeste do Pará prorrogou até o dia 13 de julho o prazo para a habilitação dos candidatos convocados e classificados na primeira chamada do Processo Seletivo Regular (PSR) da Ufopa 2021, divulgada no dia 24 de junho.

De acordo com um comunicado divulgado ontem, 8 de julho, a ampliação do prazo se deu por conta de uma instabilidade ocorrida no sistema de habilitação, no último final de semana, que impossibilitou a conclusão do processo dos candidatos que estavam inserindo os documentos na plataforma. Este ano, como medida de segurança devido à pandemia, o processo é feito exclusivamente pela Internet.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Solange Ximenes, informou que essa instabilidade provocou uma sobrecarga no limite de armazenamento do servidor de processamento de dados, e isso deixou o sistema indisponível para carregamento dos arquivos no sistema. “Nós estamos orientando que os candidatos que não finalizaram a entrega dos documentos na plataforma de habilitação, principalmente entre os dias 2 e 4 de julho, que confiram todos os seus documentos e tentem visualizá-los no sistema. Caso os documentos não possam ser visualizados, estes devem ser excluídos e depois devem ser inseridos novamente”, explicou Ximenes.

A habilitação consiste na apresentação, pelo candidato convocado e classificado, dos documentos exigidos no edital, comprovando os dados declarados no ato da inscrição.

Orientações

A documentação deve ser enviada pela plataforma de habilitação do PSR 2021, disponível no link https://www.ufopa.edu.br/psr2021. Para acesso, é preciso inserir o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a senha utilizada no momento da inscrição do PSR/Ufopa 2021.

O candidato deve entrar na plataforma, verificar todos os documentos listados e anexá-los. Para os que são do grupo de cotas e precisam comprovar a renda, é preciso atenção especial ao formulário de cadastro de componentes familiares. “Nesse cadastro, o candidato deve listar todos os membros de sua família que moram na mesma casa que ele, incluindo o próprio candidato, comprovando a renda de cada um, de acordo com a tipologia que consta no edital de convocação”, reforçou a diretora de ensino acadêmico, Daiane Tafarel. Só após esse processo o candidato encerra a habilitação.

É necessária muita atenção no processo. Uma vez finalizado o procedimento de prestar as informações e de encaminhamento dos documentos, o candidato não poderá mais realizar alteração dos dados, nem dos documentos encaminhados.

De acordo com o edital da habilitação nº 6/2021-CPPS/Ufopa, não serão aceitos recursos com a finalidade de entregar e adicionar documentos que deveriam ter sido apresentados no ato da habilitação do processo seletivo.

Confira os documentos

09/07/2021