Ultima atualização em 31 de Outubro de 2022 às 08:50

Ufopa faz pesquisa sobre demanda de ônibus para atender à Unidade Tapajós

Levantamento de alunos com necessidade do transporte público será repassado à SMT para análise da viabilidade de estender mais linhas de ônibus até o local solicitado.

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa está realizando pesquisa junto ao corpo discente do Campus Santarém sobre a demanda de linhas de ônibus para atender à Unidade Tapajós.

A iniciativa surge de uma demanda antiga da Ufopa, que solicita aos órgãos competentes o aumento do número de linhas de ônibus que possam suprir a necessidade, não apenas de estudantes, mas também de servidores e da sociedade em geral, que dependem de transporte coletivo para ter acesso à referida unidade.

A pesquisa visa a embasar a decisão da Secretaria e do Conselho Municipal de Trânsito, que, ao analisarem o resultado, terão clareza sobre a quantidade de usuários que precisam do atendimento, além de saber quais as linhas de ônibus e horários que podem ter alteração da rota dos coletivos.

Situada na Rua Vera Paz, no bairro do Salé, a Unidade Tapajós congrega a maioria dos cursos de graduação ofertados pela Ufopa em Santarém, além da Administração Superior, pró-reitorias, unidades acadêmicas, salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa, Restaurante Universitário, entre outros setores administrativos e acadêmicos.

De acordo com o pró-reitor de Gestão Estudantil, professor Luamim Tapajós, o fluxo apenas de alunos que necessitam de transporte público na Unidade Tapajós ultrapassa quatro mil pessoas. Ele lembrou que pedidos de extensão de algumas linhas de ônibus até a Ufopa têm sido feitos por meio de ofícios desde 2018. “Recebemos o contato do Ministério Público Estadual, para saber sobre o andamento da demanda, e respondemos que ainda não tínhamos nenhum avanço. Foi marcada uma reunião para terça-feira, 25, em que foram retomadas as discussões, e decidimos pela aplicação de um questionário para fazer o levantamento e ter clareza das necessidades da demanda”.

Professor Luamim Tapajós esclareceu que nunca houve um pedido da Ufopa para que todas as linhas de ônibus contemplem a Unidade Tapajós, mas apenas algumas. “O levantamento com a aplicação do questionário vai nos fornecer dados precisos, mas vislumbramos a importância de este público ser contemplado, não apenas por conta de deslocamento, mas também por questão de segurança, não somente nos horários noturnos, mas durante o dia”. O pró-reitor disse ainda que “é perceptível a necessidade de acesso ao transporte público de alunos que moram no Diamantino, no Eixo-forte e em outros locais mais afastados e que dependem de coletivos".

O questionário vai mapear alunos e todas as necessidades deste público e vai embasar os pedidos já feitos à Secretaria e ao Conselho Municipal de Trânsito, por meio de ofícios encaminhados desde 2018.

As respostas serão recebidas até o próximo dia 6 de novembro.

Acesse AQUI o questionário.

27/10/2022