Ultima atualização em 23 de Maio de 2022 às 14:44

Ufopa realiza primeira exposição micológica da região

Com o tema "Sentados numa mina de ouro: os fungos da região Oeste do Pará", será realizada a I EXPOMyco — Exposição Micológica da região, organizada pelo Bacharelado em Ciências Biológicas (BCB) do Instituto de Ciência e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O evento vai discutir a importância dos fungos para o meio ambiente e para saúde do planeta a partir de pesquisas desenvolvidas na Ufopa e o reflexo disso para a região.

A programação ocorrerá no sábado, 28 de maio de 2022, das 8h às 19h, no Parque da Cidade de Santarém (PA), espaço de educação ambiental e lazer que recebe inúmeras pessoas diariamente. Será aberta à visitação para todos os públicos, sem a exigência de inscrição, idade ou nível escolar/acadêmico. Haverá exibição de amostras de macro e microfungos, fungos patogênicos, tóxicos, comestíveis, fotografias, além de alimentos e medicamentos originários ou derivados de fungos.

Essa ação visa a levar a sociedade a conhecer mais sobre a diversidade regional de fungos e aumentar a percepção da população santarena sobre esses organismos. A exposição é resultado de dois trabalhos de conclusão de curso do BCB que foram desenvolvidos na área do Parque da Cidade.

Oficina

Como parte interativa da exposição, será realizada uma oficina intitulada "Caçada aos macrofungos do Parque", para a qual serão usadas técnicas de fotografia, coleta e transporte de material de origem fúngica, com espaços para conversas sobre a importância dos fungos para o meio ambiente, ecologia, ciclagem de nutrientes, entre outros temas relevantes no cenário atual.

Micologia

A Micologia é a ciência que se dedica ao estudo dos fungos. Mesmo com estimativas de diversidade indicando a existência de até 12 milhões de espécies de fungos no mundo, pouco se conhece sobre esses organismos.

Acredita-se que haja uma enorme diversidade de fungos na região Oeste do Pará, dados tantos ambientes, características climáticas e substratos propícios ao desenvolvimento das mais variadas formas, tamanhos e cores, com uma infinidade de interações ecológicas e um enorme potencial biotecnológico.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/2c77a78f321185753f8cce47818db09d.jpeg

23/05/2022