Ultima atualização em 28 de Maio de 2018 às 12:50

Ufopa realiza prova na primeira etapa da seleção do Profnit

Mais de 30 candidatos fizeram a prova de seleção do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Foram 90 inscrições, sendo que apenas 45 estavam homologadas. Desses, 37 compareceram.  A prova, que faz parte da etapa 1 do processo de seleção, foi realizada no sábado, 26, na Unidade Tapajós.

De acordo com o cronograma do processo seletivo, o gabarito da prova e o resultado preliminar dessa primeira etapa serão divulgados no próximo dia 5 de junho no site do Profnit. Nos dias 6 e 7 haverá o período para recursos referentes à primeira etapa, que poderão ser encaminhados, exclusivamente, por formulário eletrônico na página do Exame Nacional de Acesso.

A etapa 2 será a análise curricular. Os documentos devem ser entregues nos dias 18 e 19 de junho, sendo que a análise ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho.

Para o Ponto Focal da Ufopa são 10 vagas, sendo 8 de ampla concorrência e duas por cotas. O resultado final está previsto para o dia 6 de julho, com o início das aulas no segundo semestre.

Ufopa como Ponto Focal do Profnit

A Ufopa é um dos 16 novos Pontos Focais que se juntam aos 12 existentes. O Profnit é um mestrado profissional em rede nacional, gratuito, sendo resultado de um esforço do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), articulado com instituições de ensino superior. O Profnit visa atender a demanda nacional de atuação de profissionais nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) com formação sólida e integradora nas suas competências.

De maneira específica, visa atender graduados que atuam nas competências obrigatórias por Lei dos Núcleos de Inovação tecnológica (NITs) e servidores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), além de agentes de inovação em ambiente produtivo. O Profnit é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a coordenação da diretoria do Fortec e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.

Ponto Focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de mestre. Cada Ponto Focal que integra a Rede Nacional do programa tem uma Comissão Acadêmica Institucional (CAI), responsável por toda a gestão local do Profnit, envolvendo atividades desde a organização dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula e, já como mestrandos, o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos candidatos aprovados e classificados no processo seletivo no respectivo Ponto Focal.

Na Ufopa o Profnit está ligado ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). A CAI do Ponto Focal Ufopa é acompanhada pelo professor Rosinei Oliveira, coordenador, e pela professora Kariane Mendes Nunes, vice-coordenadora.

Confira mais informações:

28/5/2018

Etapa 1 - Prova Nacional (Foto: acervo Comissão Profnit)