Ultima atualização em 18 de Outubro de 2019 às 11:07

Ufopa realiza V Colóquio de Geografia do Oeste do Pará

A Ufopa realiza, no período de 22 a 24 deste mês de outubro, o "V Colóquio de Geografia do Oeste do Pará” e “Os 10 anos do curso de Geografia da Ufopa”. O tema será “Os desafios da Geografia na contemporaneidade”. O local é o auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon, Campus Santarém.

A organização é do curso de Geografia do Instituto de Ciências da Educação (Iced), e o duplo evento tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica, aos profissionais da educação da rede pública e privada, aos técnicos de instituições de pesquisa, bem como a todos que se interessem pelos temas abordados e discutidos no âmbito do evento, novas possibilidades de atuação no ensino e na pesquisa em Geografia, sobretudo tendo em vista as novas dinâmicas e representações territoriais que são engendradas no Oeste do Pará.

A solenidade de abertura ocorrerá no dia 22, a partir das 18h30, no Auditório Wilson Fonseca, e terá como convidado-conferencista o Prof. Dr. Alex Ratts, da Universidade Federal de Goiás (UFG). No dia 23 haverá duas mesas-redondas: “As políticas educacionais e os reflexos para a formação do professor de Geografia”, das 8h30 às 10h30, com palestra do Prof. Dr. Daniel M. Vallerius (Universidade Federal do Tocantins - UFT); e “Perspectivas geográficas para a Amazônia”, com palestra do Prof. Dr. Flávio R. do Nascimento (Universidade Federal do Ceará - UFC), das 19h30 às 21h.

Ainda na programação do dia 23, ocorrerão os “Relatos de Experiências com egressos”, às 10h30, bem como as apresentações dos GTs, das 14h30 às 18h. No dia 24, último dia das atividades, haverá a terceira e a quarta mesa-redonda, com a temática “Decolonialidade do saber para a construção de uma Geografia da Amazônia”, com o Prof. Dr. Bruno C. P. Malheiro (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa).

Neste mesmo dia, teremos a “Roda de conversa com professores: 10 anos do Curso de Geografia da UFOPA”, na qual participarão as professoras Dra. Ednea do Nascimento Carvalho, Dra. Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, Ma. Mizant Couto de Andrade Santana e Dra. Izaura Cristina Nunes Pereira, e os professores Me. Enéias Barbosa Guedes, Me. João Revelino Caldas de Almeida e Me. Leandro Pansonato Cazula. A mesa de encerramento terá como palestrante o Prof. Dr. Denis Castilho (UFG), às 19h30.

Mais informações no site: https://coloquiogeoufopa.wixsite.com/coloquio

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/250e67ef34bae1055f76637ee5946698.jpg

Comunicação/Ufopa, com informações dos organizadores

7/10/2019