Ultima atualização em 10 de Junho de 2022 às 16:57

Ufopa retoma atividades presenciais de forma integral a partir de agosto de 2022

Retorno gradual já estava ocorrendo desde o mês de março deste ano

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vai retomar o funcionamento 100% presencial das atividades acadêmicas e administrativas a partir de 1º de agosto de 2022. A decisão foi aprovada em reuniões dos Conselhos Superiores ocorridas durante o dia de hoje, 7 de junho, e teve como base o encerramento da emergência em saúde pública de importância nacional em decorrência da pandemia de covid-19.

As aulas presenciais dos cursos de graduação retornam, de modo integral, a partir do ano letivo de 2022, que se inicia no dia 19 de setembro. Os componentes curriculares referentes ao período letivo 2021.2 que estão sendo realizados no formato ou remoto ou semipresencial permanecerão desse modo até 15 de julho para garantir a execução do que foi planejado pelas unidades acadêmicas.

Na pós-graduação, as aulas ocorrerão de forma presencial a partir do próximo semestre letivo, que se inicia em 18 de julho, segundo calendário acadêmico específico.

A decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) também abre possibilidade para realização de bancas de defesas de trabalhos de conclusão de curso (TCC), além de reuniões de colegiados de cursos, de núcleos docentes estruturantes (NDEs) e de conselhos de unidades acadêmicas na modalidade remota ou presencial.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/93e5d7f1e6758ee2779f87e6c7db1371.JPG   /media/file/site/ufopa/imagens/2022/5f809e9fc09d5408f0cca335d17446f3.jpg
Conselheiros reuniram-se de forma semipresencial. Nas fotos, em ordem, reuniões do Consepe e do Consad.

Para as atividades administrativas, o Conselho Superior de Administração (Consad) incluiu no retorno gradativo do trabalho presencial os servidores e estagiários que se enquadram em grupos de risco e os que residem com pessoas dos grupos de risco. Até então, aqueles que estavam nessas condições poderiam optar pelo trabalho remoto. Agora, todos os servidores e estagiários deverão entrar no regime de escala presencial.

Durante os meses de junho e julho, as unidades continuarão funcionando de forma híbrida. Os setores terão cinco dias úteis para atualizar seus planos de retomada gradual das atividades presenciais, devendo informar os horários de atendimento e escala de trabalho dos servidores e estagiários.

A partir de agosto, haverá o retorno total das atividades presenciais nos setores administrativos, com o quadro completo de pessoal.

Flexibilização de medidas – A partir da data de publicação das decisões, também será facultado o uso de máscara facial nas atividades presenciais e suspensa a medição de temperatura nas entradas das dependências da universidade.

Assista às reuniões na íntegra:

Leia os documentos:

07/06/2022, atualizada em 09/07/2022.