Ultima atualização em 8 de Novembro de 2018 às 16:02

Ufopa retoma obras do Bloco Modular Tapajós (BMT)

Além de marcar oficialmente a data da criação da Ufopa, o dia 5 de novembro de 2018 agora também entra para a história da instituição, com a retomada das obras do Bloco Modular Tapajós (BMT), que deverá abrigar atividades acadêmicas e administrativas na Unidade Tapajós, Campus de Santarém. A conclusão desta primeira etapa do BMT está prevista para ocorrer já no primeiro semestre de 2019, com início imediato das obras de construção da segunda etapa do projeto.

O retorno das obras foi garantido pela assinatura do extrato do termo aditivo nº17/2013 entre a Ufopa e a empresa MAZ Construções, que venceu a licitação para construção do BMT, iniciando as obras em 2012. O termo foi publicado no Diário Oficial da União de 5/11/2018 e está amparado pelas leis 8.666/93 (Licitações) e 10.192/01.

Com quadro pavimentos, o prédio está com as obras adiantadas, mas, por causa de questões de logística e alterações no projeto, não chegou a ser concluído. “A retomada desse contrato é importante para garantir a utilização de R$ 17 milhões que a universidade possui empenhados para a conclusão desta primeira etapa e execução da segunda etapa”, explica a vice-reitora Aldenize Xavier, que coordena o Comitê Gestor de Obras da Ufopa.

Para o reitor da Ufopa, Hugo Diniz, a consolidação da infraestrutura é um dos principais desafios da Universidade: “A retomada das obras no Tapajós, bem como a entrega de um dos prédios alugados, representa o cumprimento de um desejo da nossa gestão e da nossa comunidade acadêmica que vem se arrastando desde 2012. Estou muito honrado por esta oportunidade”.

8/11/2018

Foto: Acervo da Sinfra