Ultima atualização em 31 de Outubro de 2023 às 18:19

Ufopa sedia Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica

Evento será realizado de 7 a 11 de novembro de 2023 na Unidade Tapajós, Campus Santarém.

O XV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco) ocorrerá no período de 7 a 11 de novembro de 2023 na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Campus Santarém. Com o tema "Desafios e caminhos para uma economia da sociobiodiversidade na Amazônia", o evento contará com a participação de estudantes, pesquisadores nacionais e internacionais e sociedade civil.

A comissão organizadora local do encontro é composta pelos professores do curso de Ciências Econômicas da Ufopa Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos, Andréa Simone Rente Leão e Abner Vilhena de Carvalho. A programação contará com apresentação de trabalhos, conferências e mesas-redondas sobre diversos temas, como financiamento da economia de sociobiodiversidade na Amazônia, mudanças climáticas e impactos sobre a biodiversidade na Amazônia, entre outros. Um dos destaques da programação é a Feira da Sociobiodiversidade, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, das 8 às 18 horas, no bosque em frente ao Bloco Modular Tapajós II, com a exposição e venda de produtos regionais.

A sessão de abertura do Encontro ocorrerá na terça-feira, 7 de novembro, às 18 horas, no auditório da Unidade Tapajós, situada no bairro Salé. A conferência de abertura “Transição socioecológica e o futuro da Amazônia: diálogos” será realizada a partir de um diálogo entre as palestrantes Carina Pimenta, da Secretaria Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente, e a pesquisadora Stefania Barca, da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). O diálogo será mediado pelos professores Zilda dos Santos, da Ufopa, e Roldan Muradian, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante da Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE). Em seguida, haverá um coquetel com lançamento de livros no Espaço Madeirão.

Confira a programação completa no site do evento.

Mais informações pelo e-mail ecoeco@sinteseeventos.com.br.

31/10/2023