Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ufopa sedia fase local da XXIII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação

24 de Agosto de 2018 às 12:12

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde o ano de 1996. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc.). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

A primeira etapa, na fase local, será realizada no dia 15 de setembro na Ufopa, Unidade Tapajós – Laboratórios 3 e 4, sob a coordenação do professor Márcio José da Ponte, do Programa de Computação do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

É a primeira vez que Santarém funciona como sede da primeira etapa da Maratona. Nos anos anteriores, as sedes mais próximas eram Belém (Pará) e Manaus (Amazonas).

Os classificados na fase local vão participar da fase final brasileira, marcada para os dias 9 e 10 de novembro em Salvador (Bahia).

Os times competidores são compostos por três estudantes, que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os membros do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

Outras informações no site da Maratona de Programação.

24/8/2018

Notícia em destaque