Ultima atualização em 27 de Novembro de 2018 às 14:38

Ufopa sedia I Encontro das Coleções Didáticas e Científicas

A Ufopa, a Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários e o Comitê Internacional para Coleções e Museus Universitários realizam o I Encontro das Coleções Didáticas e Científicas da Ufopa. O evento será realizado dia 1º de novembro na sala 3, destinada a reuniões dos Conselhos Superiores, no térreo do Anexo da Unidade Amazônia, ao lado da sala dos professores do ICTA. O início está previsto para as 14h, com o encerramento às 18h. O encontro será aberto à sociedade em geral, com acesso gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.

O encontro terá a participação do biólogo Thomaz Xavier Carneiro, doutorando em Doenças Tropicais no Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários, além de ter feito parte da comissão organizadora do V Fórum de Museus Universitários, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento faz parte da luta nacional pelos museus e coleções das universidades brasileiras como patrimônios científicos e culturais dessas instituições, frequentemente sofrendo de falta de valorização e visibilidade institucional e, em alguns casos, em completa fragilidade institucional, especialmente as coleções não institucionalizadas.

São discussões que estão ocorrendo com força nacionalmente, em que responsáveis por coleções, com ou sem o apoio das universidades, se unem para pensar políticas para essas coleções, e que tem levado à criação de políticas institucionais como redes ou departamentos dentro das universidades.

A Profa. Marta Lourenço, diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, presidente do Comitê Internacional de Museus e Coleções Universitárias do Conselho Internacional de Museus, informou que o UMAC-ICOM apoiará o evento, divulgando nas esferas museológicas internacionais. Ela irá enviar uma mensagem audiovisual no dia do encontro.

Para a Ufopa, a importância de sediar o evento, além de outros fatores, traz visibilidade à questão dentro do ambiente universitário, considerando que a Ufopa possui acervos que preservam, pesquisam e disseminam a memória e a diversidade biológica, geológica e científica do Baixo Amazonas e região Tapajônica.

Programação:

• Apresentação do histórico, importância, conjuntura e possibilidades das coleções e museus universitários (Thomaz Xavier Carneiro, UFPA)
  • Apresentações das coleções da UFOPA (docentes responsáveis)
  • Proposta de criação de Política Institucional de coleções UFOPA (Profa. Thaís Almeida)
  • Debate e proposições finais

29/10/2018