Ultima atualização em 1 de Abril de 2024 às 16:39

Ufopa será hub da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Inscrições abertas para a I Conferência Livre sobre a Amazônia, evento híbrido preparatório da V CNCTI.

A I Conferência Livre “Amazônia – para um futuro sustentável e inclusivo” ocorrerá nos dias 4, 5 e 12 de abril de 2024, das 14h às 18h (horário de Brasília). Promovido pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e unidades vinculadas ao MCTI na Amazônia, o evento híbrido constitui etapa preparatória da V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (V CNCTI), que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília, Distrito Federal.

O evento contempla a discussão dos quatro eixos temáticos da V CNCTI, distribuídos nos dois primeiros dias. O último dia será destinado ao debate e sistematização das propostas. A Conferência será realizada na modalidade presencial no dia 4 de abril (quinta-feira), no Auditório 1 do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), em Manaus (AM); e no dia 5 de abril (sexta-feira), no auditório Paulo Cavalcante, campus de pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém (PA). No último dia (12/04), o evento será exclusivamente remoto (on-line).

Toda a programação da Conferência Livre será transmitida pelo canal do Youtube/Andifes e contará com hubs distribuídos em todos os campi da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A reitora Aldenize Xavier também participará do evento como apresentadora da Conferência 3 – Eixo III – Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos para e na Amazônia.

Os hubs são espaços físicos para transmissão e participação remota da comunidade acadêmica, comunitários, indígenas, ribeirinhos, produtores, empreendedores, entre outros. A pessoa interessada em ir para os hubs precisa indicar no ato da inscrição o espaço desejado. Confira a programação e se inscreva no Hub da Ufopa de que deseja participar pelo link https://www.even3.com.br/conferencia-livre-amazonia-pra-um-futuro-sustentavel-e-inclusivo-445201/.

Amazônia – A I Conferência Livre “Amazônia – para um futuro sustentável e inclusivo” é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da CT&I no país, na Amazônia, e seu rumo nos próximos anos. Um dos principais objetivos da Conferência para a Amazônia é “compreender as várias Amazônias, seus interesses diversos, as distintas forças determinantes de desenvolvimento, as dinâmicas ambientais e socioculturais e conjugar todo esse complexo em uma proposta de política de ciência para a região que dialogue com as políticas nacionais”.

Participe também respondendo ao Formulário de Contribuições ao texto de deliberações da conferência livre "Amazônia – para um futuro sustentável e inclusivo", que serão utilizadas para o desenvolvimento do documento final, dividido em quatro eixos:

I – Recuperação, expansão e consolidação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia;

II – Reindustrialização em novas bases e apoio ao desenvolvimento tecnológico e à inovação nos empreendimentos solidários e nas empresas da Amazônia;

III – Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos para e na Amazônia;

IV – Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social da Amazônia.

Formulário de contribuições para o texto de deliberações da conferência no formulário (aqui).

Comunicação/Ufopa, com informações da Diretoria de Pesquisa da Ufopa
01/04/2024