Ultima atualização em 31 de Agosto de 2022 às 17:49

Ufopa será sede de etapa regional da competição Maratona da Programação SBC 2022

Inscrições das equipes estão abertas até o dia 26 de setembro de 2022

No dia 8 de outubro de 2022, a Ufopa receberá em Santarém a fase regional da Maratona de Programação XXVII, evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC). A competição, que ocorre no Brasil desde 1996, é voltada para estudantes das áreas de computação e afins, e também para alunos de ensino básico.

Na edição de 2019, a região Oeste do Pará alcançou um marco importante, vencendo a regional e conquistando uma vaga na etapa nacional. A equipe que venceu leva o nome de Projeto Beta e é formada por alunos do curso de Sistemas de Informação do campus de Oriximiná da Ufopa.

Neste ano, é a vez de Santarém ser a sede da etapa regional da competição. O evento será realizado na Unidade Tapajós da Ufopa, mas a organização é da equipe de docentes do curso de Sistemas de Informação do campus de Oriximiná, capitaneado pela Profa. Flávia Monteiro. A coordenação espera contar com a participação de cerca de 10 equipes formadas por alunos da região do Oeste Paraense. Além de discentes da Ufopa, são esperadas equipes de outras instituições de ensino, como IFPA/Itaituba, Iespes e Unama, dentre outras.

A etapa nacional desta edição ocorrerá em Campo Grande (MS), no período de 16 a 18 de março de 2023, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS).

Sobre a maratona — Em um único dia de competição, durante um período de cinco horas, as equipes devem solucionar problemas que envolvem programação, matemática, estrutura de dados, grafos, strings e outros. Este evento é considerado um dos mais importantes da área de tecnologia, pois, além de cultivar nos discentes habilidades como trabalho em equipe, proatividade, criatividade e perseverança, serve como uma espécie de vitrine para grandes empresas, que buscam profissionais cada vez mais eficientes e solucionadores de problemas.

A lista de questões precisa ser resolvida no menor tempo e com o menor número de falhas possíveis. Cada questão é representada por uma cor e um balão, que é estourado quando a solução do problema é aceita. As equipes são formadas por três integrantes titulares e um reserva, orientadas por um coach, que pode ser um docente da instituição ou um ex-aluno. A competição possui três fases: a regional, a nacional e a mundial.

Inscrições — Estão abertas até o dia 26 de setembro de 2022, com valores que variam entre R$ 160,00 e R$ 450,00, dependendo do número de times que o coach cadastrará e se a instituição é associada à Sociedade Brasileira da Computação (SBC). As inscrições podem ser feitas na página do evento: https://maratona.sbc.org.br/. Também é possível obter informações através do perfil no Instagram @maratona_oeste_para, que foi construído para o evento, com dicas para a competição e sobre a área da computação.

Mais informações: flavia.monteiro@ufopa.edu.br

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/c434e7cc77f5357bdc51f71a97d54dad.png

31/08/2022

Organizadores, coachs e competidores na fase regional da competição em Oriximiná.