Ultima atualização em 5 de Janeiro de 2023 às 17:49

Ufopa vai ofertar graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo Pronera

Bacharelado será voltado para jovens e adultos de assentamentos rurais

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, no dia 23 de dezembro, parceria para implantação de uma turma especial do curso de Bacharelado Engenharia Sanitária e Ambiental para atender a jovens e adultos que vivem em assentamentos reconhecidos pelo Incra. O acordo foi firmado por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Esta será a primeira turma desta modalidade de graduação a ser implantada no país por meio do programa. Serão ofertadas 50 vagas.

Na Ufopa, a turma será vinculada ao Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA). A formação será realizada segundo a pedagogia da alternância: parte dos componentes curriculares serão ofertados em Santarém, sendo o restante cursado na própria comunidade de onde o estudante é oriundo. O ingresso será por meio de processo seletivo especial, cujo edital ainda será elaborado.

"Estamos muito otimistas com essa metodologia e com essa forma de expansão no ensino superior aqui na região Oeste do Pará, podendo levar a formação para as comunidades tradicionais. É uma conquista para a nossa universidade e também para todos os que serão atendidos", declarou a reitora da Ufopa, professora Aldenize Xavier.

O acordo atende aos objetivos centrais do Pronera, dentre os quais se destacam: melhorar as condições do acesso à educação do público do programa e, também, proporcionar melhorias no desenvolvimento dos assentamentos rurais, por meio da qualificação do público atendido. As diretrizes da educação rural brasileira estão detalhadas no Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, que dispõe sobre a política de educação do campo e sobre o Pronera.

De acordo com o termo firmado entre as instituições, “além de garantir o acesso à educação superior, a formação em Engenharia Sanitária e Ambiental pode auxiliar de forma significativa para suprir as carências técnicas no âmbito sanitário e ambiental nos assentamentos e áreas em que se desenvolvem projetos do Incra, bem como garantir uma formação qualificada para jovens e adultos/as oriundos de famílias destas áreas”.

Comunicação/Ufopa, com informações do Pronera

28/12/2022

Rodovia Transamazônica, trecho entre Rurópolis e Uruará, onde se localizam assentamentos reconhecidos pelo Incra. Foto: Lenne Santos, 19/12/2022.