Ultima atualização em 22 de Setembro de 2021 às 20:19

UFPA e Ufopa promovem oficinas de educação patrimonial e turismo

Os projetos Navegar é Preciso e Da pesca à Escola realizam, nos dias 22 e 23 de setembro, o ciclo de oficinas “Educação patrimonial e turismo: diálogos para a valorização do patrimônio cultural na região Caeté”. Os projetos são iniciativa do Coletivo Mexericos na Maré e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira em Comunidades Amazônicas (LABPEXCA/UFPA — Bragança), em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-Religiosas do Oeste do Pará e Caribe, vinculado à Ufopa.

Os projetos fazem parte dos programas de extensão “Artesãos das águas: programa de valorização dos carpinteiros artesanais e do patrimônio naval pesqueiro da Amazônia”, coordenado pela professora Roberta Barboza (UFPA), e “Estratégias de comunicação para popularização da ciência em comunidades amazônicas”, coordenado pelas professoras Myrian Barboza e Carla Ramos, ambas da Ufopa.

Durante o evento, será lançado o fascículo educacional e turístico “O passeio cultural pelos estaleiros artesanais e mestres da arte da confecção de embarcações tradicionais da Amazônia — Bragança e Augusto Corrêa" da coleção de fascículos “Da pesca à Escola”.

Os participantes presentes nos dois dias de oficinas poderão solicitá-los. As oficinas fazem parte das ações previstas na Lei Aldir Blanc-Pará, com apoio do Instituto Inã (@institutoina) e Secult-PA (@secultpara). O público-alvo são professores da rede pública de ensino, estudantes de graduação e pós e demais interessados.

Dia 22/09, 14h

• Apresentação da oficina — Discente Larissa Melo (PPLSA-UFPA Campus Bragança)
  • O patrimônio cultural na região do Caeté — Prof. Dr. Érico Muniz (FAHIST-UFPA Campus Bragança)
  • Aspectos da cultura local — Profa. Dra. Vanderlúcia Pontes (FAHIST-UFPA Campus Bragança)
  • A carpintaria naval como aspecto cultural — Profa. Dra. Roberta Sá Leitão Barboza (FEPESCA-IECOS-UFPA Campus Bragança)

Dia 22/09, 14h

• Apresentação da oficina
  • O turismo cultural na região Caeté — Natasha Pena (SETUR-Pará)
  • Educação turística: possibilidades de ações aliando turismo e valorização patrimonial — Discente Larissa Melo (PPLSA-UFPA Campus Bragança)

A transmissão das oficinas ocorrerá pelo canal do YouTube do IFPA BRAGANÇA, sendo elas posteriormente disponibilizadas no canal do YouTube do LABPEXCA.

22/09/2021