Ultima atualização em 18 de Janeiro de 2024 às 11:45

Unidade Tapajós terá recuperação e pavimentação de vias em 2024

Para atender aos critérios de acessibilidade previstos no Plano Diretor da Ufopa, a Gestão Superior da universidade realizou processo licitatório para contratação de empresa especializada em construção civil com vistas à recuperação de pavimentação de vias e urbanização da Unidade Tapajós/Campus Santarém. A licitação resultou no contrato nº 27/2023, celebrado entre a Ufopa e a empresa Norte Serviços de Engenharia Ltda., com sede em Manaus (AM), e assinado em 27 de dezembro de 2023.

A assinatura da ordem de serviço (OS) do contrato nº 27/2023, ocorreu nesta quarta-feira, 17 de janeiro, às 9 horas, no bosque em frente ao prédio BMT II. O prazo para a execução das obras é de 540 dias e está prevista para iniciar-se em breve, com etapas que observarão o cronograma fixado no projeto básico. Estiveram presentes, além da reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, e do superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Vítor Viana, o representante da empresa Norte Serviços de Engenharia, Orivaldo Batista; o coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, Ivanilson Cardoso; e a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Liliane Xingu.

De acordo com a reitora da Ufopa, as obras de recuperação de vias, sinalização das edificações e criação de rotas acessíveis dentro da Unidade Tapajós/Campus Santarém fazem parte do processo de consolidação de implantação da universidade, que, neste ano de 2024, completa 15 anos. “O projeto visa a dar viabilidade de trafegabilidade para a comunidade em geral, e essa tem sido uma demanda muito importante dos nossos alunos e de pessoas que, de modo geral, frequentam a universidade e são pessoas com deficiência, que precisam transitar muitas vezes, em cadeiras de rodas, muitas vezes com dificuldade de se locomover dentro do campus; então é uma demanda muito importante para toda a comunidade acadêmica da universidade e vai nos dar condições realmente de mais trafegabilidade aqui nas dependências do nosso campus”.

Para o superintendente de Infraestrutura, Vítor Viana, a obra vem garantir a acessibilidade e tem como propósito iniciar a ordenação de vias dentro da unidade, entre outros benefícios. “Será feita a sinalização das vias, a construção de rotas acessíveis, a complementação dos trechos ainda não contemplados de pavimentação e calçada já com piso tátil, sinalização adequada; também será feita a adequação dentro das edificações para garantir a acessibilidade, não só na chegada na edificação, mas também dentro da edificação”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2024/791b2acb3618947c753b8579b1308c71.jpg
Reitora Aldenize Xavier assina OS ao lado de Orivaldo Batista (Norte Serviços)
e Vítor Viana (Sinfra). Foto: Vanessa Escher, 17/01/2024.

O valor total da contratação é de R$ 2.524.500,00 (2 milhões, 524 mil e 500 reais), sendo que R$ 1.573.800,00 (1 milhão, 573 mil e 800 reais) são oriundos de emenda parlamentar cedida pelo senador Zequinha Marinho (Podemos/PA). O restante do valor vem de verbas do Ministério da Educação (MEC).

Orivaldo Batista Gomes, da empresa Norte Engenharia, afirmou estar feliz em poder realizar obras cujo retorno se dará para a sociedade em geral. Ele fez questão de ressaltar em sua fala que também frequentou uma universidade pública. “Para a nossa empresa será uma grande referência estar contribuindo com a sociedade nesta obra de pavimentação e acesso para que futuramente todos os usuários tenham um bom uso do que vai ser feito pela nossa empresa”.

De acordo com informações da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), o Plano Diretor da Ufopa está passando por atualizações e em breve será divulgado.

10/01/2024, atualizada em 17/01/2024.

Equipe da Sinfra e convidados durante a assinatura da ordem de serviço. Foto: Vanessa Escher, 17/01/2024.