Ultima atualização em 11 de Dezembro de 2023 às 10:44

V Corrida da Ufopa tem público recorde de 500 participantes

Evento esportivo marca encerramento da programação de aniversário de 14 anos da Ufopa.

Realizada na manhã desta sexta-feira, 8 de dezembro de 2023, feriado municipal de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Santarém (PA), a V Corrida da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) entra para a história da instituição com o maior número de participantes: 500 corredores inscritos. Os atletas fizeram um percurso de cinco quilômetros, com largada e chegada na Unidade Tapajós, situada no bairro Salé.

“O balanço da V Corrida da Ufopa é muito positivo. Por contar com uma expressiva participação de alunos e servidores, no encerramento do primeiro semestre letivo de 2023. As inscrições gratuitas para muitos alunos e o auxílio financeiro para a participação dos alunos dos campi também contribuíram para o sucesso do evento”, explica o pró-reitor de Gestão Estudantil (Proges), Luamin Sales Tapajós.

“Outra marca da corrida foi a inclusão, com quatro corredores deficientes visuais participando do evento, inclusive uma delas acompanhada pela própria reitora, mostrando o compromisso da universidade em trabalhar pela inclusão de pessoas com deficiência”, afirma o pró-reitor.

“Esta foi a corrida com maior participação estudantil, inclusive com alunos PCDs se desafiando a completar seus primeiros 5 km de corrida”, afirma a reitora Aldenize Xavier. “A comunidade externa também apoiou fortemente o evento”.

Organizada pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Coordenação de Esporte e Lazer (CEL), o evento esportivo marca o encerramento das comemorações do aniversário de 14 anos da universidade. Os participantes foram premiados em duas categorias: comunidade externa e comunidade acadêmica (alunos e servidores). Todos os atletas que concluíram o percurso receberam medalha de participação.

Fotos: Vanessa Escher/Comunicação Ufopa
08/12/2023