Ultima atualização em 25 de Outubro de 2019 às 16:02

Valorizando o Bairro do Mapiri: uma parceria entre escola e universidade

O projeto de extensão “Formação Científica de Professores e Estudantes da Educação Básica em Comunidades Colaborativas na Região Amazônica”, parceria da Ufopa com escolas públicas da cidade de Santarém, está realizando de 23 a 25 de outubro a Feira de Ciências da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Maria Amália Queiroz de Souza, localizada no bairro do Mapiri. Com o tema “Escola, Família, Comunidade: Valorizando o Bairro do Mapiri”, a feira desenvolve atividades pedagógicas e de formação envolvendo professores e alunos do ensino infantil e fundamental.

O projeto prevê a realização de atividades de formação continuada por meio de encontros de grupo colaborativo e ciclos de formação realizados nas escolas parceiras, desenvolvendo a investigação e a realização de atividades e eventos científicos escolares, como feiras de ciências, além do circuito de integração universidade–escola. O projeto tem vigência de dois anos, com atividades no período de julho de 2019 a junho de 2021.

“O objetivo é promover espaços de desenvolvimento e aproximação entre a universidade e as escolas parceiras nas ações de caráter colaborativo com base em princípios de continuidade, inovação e (trans)formação dos processos de aprendizagem científico-pedagógica e interinstitucional, para melhoria da formação científica na educação básica no Oeste do Pará”, ressaltou a professora Cláudia Castro, do Instituto de Ciências da Educação (Iced/PCE).

Próxima atividade – Na próxima sexta-feira, 1o de novembro, ocorre a Feira de Ciências 2019 da Escola de Ensino Médio e Fundamental (EEEFM) Plácido de Castro (Av. Sérgio Henn), cujo tema será “Saúde, Qualidade de Vida e Sustentabilidade”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/a860eb2543bf5f09b1ddad0b2d34038e.jpg

Comunicação Ufopa, com informações da coordenação do Projeto

25/10/2019

Alunos do projeto lítero-musical Cine Arte, na noite de abertura, 23/10/2019. Foto: Acervo do Projeto.