Ultima atualização em 20 de Setembro de 2019 às 09:46

VIII Jornada Acadêmica da Ufopa encerra-se com premiações e atividades esportivas

64 trabalhos foram premiados nos diversos programas de ensino, pesquisa e extensão da Ufopa

Na manhã deste sábado, 14, ocorreu o encerramento da VIII Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará, principal evento científico da instituição, que envolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. No auditório Tapajós, houve a premiação dos trabalhos que se destacaram e, no ginásio do Colégio Dom Amando, a programação esportiva, envolvendo os acadêmicos.

Durante toda a jornada, foram apresentados quase 900 trabalhos, sendo 253 de graduação, 530 de iniciação científica e pós-graduação e 100 da área de extensão, com mais de duas mil pessoas inscritas para todo o evento.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/94da05842913cf2c4b1d87e6b7c47195.jpg

No sábado, na mesa de abertura da programação, o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, professor Marcos Prado, parabenizou a organização da Jornada Acadêmica, destacando a importância do trabalho integrado, envolvendo os diversos setores da Ufopa. A diretora de Pós-Graduação, professora Lenise da Silva, que representou a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, enfatizou que o evento é um momento especial em que os alunos ficam em evidência, na apresentação de suas experiências na Universidade. Ela destacou que a premiação não é o objetivo principal, mas um estímulo aos trabalhos acadêmicos.

Durante a jornada foram apresentados trabalhos com significativo potencial científico, principalmente no âmbito regional. A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Solange Ximenes, representando a Reitoria, disse que a Jornada evidencia o que é a Universidade, que se faz com ensino, pesquisa e extensão. Foi uma oportunidade de vivenciar a vida acadêmica, socializando os diversos trabalhos. “Isso só demonstra o nosso crescimento, a consolidação das ações da Universidade no campo do ensino, no campo da pesquisa e no campo da pós-graduação”, disse professora Solange. Ela também destacou como momento forte na Jornada o compartilhamento das experiências de mobilidade nacional e mobilidade internacional. “A Universidade está expandindo as suas fronteiras, está indo em busca de conhecimento em outras universidades, compartilhando e aprendendo com as experiências de outras instituições. Também, nesse movimento de saída, está-se constituindo como protagonista no processo de construção do conhecimento que é regional, que é amazônico”, acrescentou.

Durante a premiação, 64 trabalhos foram homenageados, juntamente com os acadêmicos e orientadores.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/acebb389d88338db41088aa101a84958.JPG

Listas de premiados:

Durante toda a manhã de sábado, acadêmicos também estiveram nas dependências do colégio Dom Amando para participar das atividades esportivas programadas para o encerramento da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa. A programação foi organizada pela Coordenação de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/459768da4c6008be12c0551555b59cce.jpg

16/9/2019