Ultima atualização em 9 de Março de 2022 às 13:04

Visita de diretores da Rede Latino-Americana de Bosques Modelo dá novo impulso à Flomat

Entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, estiveram em Santarém dois diretores da Rede Latino-Americana de Bosques Modelo (RLABM), que vieram para uma visita técnica a espaços em Santarém e em Belterra com experiências que agregam significados ao conceito da Floresta Modelo Amazonas Tapajós (Flomat).

A Flomat é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro e demais instituições públicas, privadas, da sociedade civil e representativas de classe, iniciada em 2013 com o objetivo de formação de um espaço/plataforma que permita aos diversos segmentos atuarem conforme o atendimento dos princípios de sustentabilidade ambiental em suas atividades desenvolvidas na região. O Comitê gestor da Flomat conta com a participação da Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio do projeto de extensão "Luz e Ação da Amazônia", coordenado pelo professor Jackson Matos.

A Floresta Modelo Amazonas Tapajós não tem um espaço específico, por ser um conceito que reúne instituições que trabalham em princípios de sustentabilidade e cooperação. Entre os locais visitados pelos diretores da RLABM, estão: Instituto Sebastião Tapajós e Espaço Katumawa Iwi (Saúde da Terra) na Vila de Alter do Chão; Quintais agroflorestais em Belterra; Áreas da Embrapa em Belterra; Floresta Nacional do Tapajós em Belterra; Escola da Floresta em Alter do Chão; e Praça Rodrigues dos Santos (Sítio Aldeia) em Santarém.

Ao final da visita, foi dada ao comitê gestor da Flomat a recomendação de realizar um diagnóstico da área da floresta, fazer um mapeamento e construir um banco de dados com síntese analítica das experiências. Nesta ação, deve-se buscar apoio do Serviço Florestal Canadense para a realização do plano estratégico participativo da Flomat.

Os diretores da RLABM que participaram da visita foram Fernando Carrera e Max Yamauchi. Para o professor Jackson Matos, a parceria entre pesquisadores nacionais e internacionais pode ser decisiva para estabelecer o fim do ciclo de devastação e o surgimento de um novo ciclo econômico pautado nos princípios da Flomat, que são: associação; paisagem; sustentabilidade; governança; programa de atividades e transferência de conhecimentos, além da sociobioeconomia circular e integrativa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/04e59dc67db7bacc8f420049c78f12de.jpg
Visita a espaços no município de Santarém: Alter do Chão e Cucurunã

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/c6950d4093acb4ec22bdbdcb368d5532.jpg
Espaços no município de Belterra