Ultima atualização em 28 de Fevereiro de 2019 às 10:08

Workshop sobre pesquisa e pós-graduação na Ufopa discute as conexões para o amanhã

Professores, coordenadores e estudantes dos programas de pós-graduação e demais pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará reuniram-se para discutir os desafios e as perspectivas das atividades de pesquisa e de pós-graduação. O I Workshop Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufopa, realizado nesta terça-feira, 26, no auditório Tapajós, enfatizou a abordagem do mês de fevereiro ‘Conexões com o Amanhã’, no âmbito da programação dos 10 anos da universidade, a ser realizada ao longo de todo este ano.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/50ae76e229338f21a0cebb436097122d.JPG
Mesa de abertura do workshop
Gabriel Brito, Aldenize Xavier, Domingos Diniz e Celson Lima

Na abertura do evento, a vice-reitora, professora Aldenize Xavier, disse que é preciso pensar em qual Ufopa queremos para os próximos anos e em como vamos construir essa universidade. “Esse evento nos faz refletir onde estamos, do ponto de vista de pesquisa e pós-graduação e quais são as nossas potencialidades. E essas potencialidades precisam ser fomentadas para a construção dessa nova universidade”, destacou.

Coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o workshop teve como proposta agregar pesquisadores em torno dos desafios enfrentados, considerando que estes são os que convivem de perto com as dificuldades relacionadas tanto à injeção de recursos, fomento e apoio, quanto à organização em grupos de pesquisa que possam produzir conhecimento novo, inclusive visando ao desenvolvimento social. “Essas questões precisam ser debatidas de forma mais franca, mais aberta com o anseio de que a gente possa garantir o crescimento da universidade”, disse o pró-reitor da Proppit, professor Domingos Diniz.

As discussões também envolveram as perspectivas de novos cursos de pós-graduação na Ufopa. Professor Domingos ressaltou que a universidade está se organizando no apoio à construção de novos projetos e programas de pós-graduação dentro das perspectivas e das exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também se vislumbra o fortalecimento dos programas já existentes e que ainda precisam alcançar sua autonomia. O pró-reitor afirmou que “não existe desenvolvimento de pesquisa no país sem pós-graduação. Tem papel fundamental no desenvolvimento de uma universidade com excelência”.

Confira aqui os programas de pós-graduação existentes na Ufopa

Dando ênfase aos 10 anos da Universidade, que desenvolve a temática  “Ufopa 10 anos: A conexão com os saberes no coração da Amazônia”, professor Domingos lembrou que, como uma universidade na Amazônia, há a necessidade de se discutir a questão dos saberes não só do ponto de vista da academia, mas incluir os saberes tradicionais dos povos da região. “É importante incluir no debate a contribuição desse conhecimento e as possibilidades que a universidade tem de potencializar esse conhecimento tradicional”. Ele disse ainda que os saberes tradicionais, potencializados pela academia, representam uma forma mais completa de desenvolver a sociedade consciente para a sustentabilidade ambiental.

O evento também promoveu debates sobre a inovação tecnológica, as políticas de internacionalização da Ufopa e instruções para as novas APCNs, propostas de novos cursos de pós-graduação.

27/2/2019