Ultima atualização em 18 de Junho de 2021 às 09:10

Ufopa e TNC lançam podcast sobre ciência, biodiversidade e cidadania

Os áudios estão disponíveis nas plataformas digitais e serão enviados a rádios da região

Levar informação sobre ciência e biodiversidade para um maior número de pessoas, além de divulgar oportunidades para estudantes, pesquisadores e instituições da região Oeste do Pará. Este é o objetivo da série de podcasts – programas de áudio veiculados na Internet – que a The Nature Conservancy (TNC) está lançando por meio de parceria institucional com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Os temas abordados estão relacionados principalmente com as ações desenvolvidas no âmbito do projeto “Águas do Tapajós” (TNC/Ufopa), cujo objetivo é proteger os ecossistemas de água doce da bacia do Tapajós. O projeto envolve pesquisadores de diversos institutos da Ufopa e é coordenado pela Profa. Dra. Iracenir Santos, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

Sobre o podcast – Gravado seguindo rigorosos protocolos de biossegurança determinados tanto pela Ufopa quanto pela TNC, o programa é dirigido e apresentado pela jornalista Lenne Santos (Ufopa), com a supervisão da equipe de marketing da TNC e da coordenadora do projeto Águas do Tapajós, pela Ufopa, Profa. Iracenir Santos.

Os podcasts terão periodicidade quinzenal e ficarão disponíveis nas plataformas digitais. Também serão disponibilizados para veiculação em rádios de Santarém e da região Oeste do Pará. O primeiro programa, com 13 minutos, entrevista três pessoas diretamente envolvidas no projeto. A professora Iracenir Santos fala sobre as linhas de pesquisa, sobre os resultados esperados e comenta sobre os desafios de fazer pesquisa científica em meio à pandemia. “Essa pandemia tem mudado muito toda a estrutura do nosso projeto (...). A gente segue um rigoroso protocolo de biossegurança onde todas as pessoas que saem para as expedições de campo são todas testadas, e após os testes elas precisam ficar em quarentena para que possamos garantir a segurança da nossa equipe em campo”. Na entrevista, a professora detalha como estão sendo desenvolvidas as atividades do projeto.

A representante da TNC, Juliana Simões, conta no podcast um pouco sobre a história e as ações da organização, que atua em 72 países “para conservar o meio ambiente”. “A TNC tem uma característica muito especial porque é uma organização centrada em ciência. Nós contamos com uma rede de mais de 400 cientistas e 3.600 funcionários ao redor do mundo trabalhando para conservar o meio ambiente”, afirmou ela durante a entrevista. No programa, mais detalhes sobre o projeto Águas do Tapajós, a TNC e a parceria com a Ufopa.

Direto de Alenquer, o pescador artesanal José Edinaldo Rocha explicou sobre o trabalho do Mopebam, que atua em 11 municípios da região Oeste do Pará, e falou ainda sobre a parceria Mopebam/Ufopa/TNC. Vale conferir essas e outras informações no podscast “Águas do Tapajós”, com link no final deste texto.

Sobre o projeto Águas do Tapajós – Desenvolvido por meio de parceria (Ufopa/TNC) e pelo Movimento dos Pescadores e Pescadoras do Baixo Amazonas (Mopebam), as ações de pesquisa estão sendo direcionadas para a “Conservação de Base Comunitária em Ecossistemas de Água Doce do Rio Tapajós, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento local, aumentando o conhecimento sobre o uso sustentável dos recursos aquáticos e a conservação da biodiversidade de água doce na região do médio e baixo Tapajós, apoiando as comunidades ribeirinhas em sua organização, governança e gestão comunitária, melhorando seu desempenho com outros atores da região e no planejamento do território”, conforme previsto no acordo de cooperação técnica firmado entre Ufopa e TNC. O projeto Águas do Tapajós teve suas atividades diretamente afetadas pela pandemia de Covid-19, porém não foi interrompido.

Para conhecer mais sobre o projeto, ouça o Podcast “Águas do Tapajós” no link abaixo:

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto

17/06/2021