Ultima atualização em 25 de Janeiro de 2024 às 16:29

Informe sobre cotas de bolsas CNPQ

25 de Janeiro de 2024 às 16:24

Prezados Pesquisadores(as),

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu, no dia 24 de janeiro de 2025, uma excelente notícia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio eletrônico informando a concessão de novas bolsas de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Ações Afirmativas (Pibic-Af), exclusivamente para alunos negros (pretos e pardos).

As cotas de bolsas foram adquiridas via chamada pública no ano de 2022, em que a Proppit, por meio das Diretorias de Pesquisa, submeteu proposta institucional como compromisso contínuo com as pesquisas de alta qualidade desenvolvidas pelos professores e universitários na Ufopa e o reconhecimento da importância desses programas para o desenvolvimento acadêmico e científico, permitindo aos alunos a experiência prática e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas valiosas.

O aporte de bolsas Pibic Af pelo CNPq foi de R$ 49.000,00 para o período de fevereiro a agosto de 2024, possibilitando a ampliação de 10 bolsas Pibic-Af de acordo com o acordo entre a agência e o Ministério da Educação (MEC). Essa notícia reforça uma conquista notável para a Ufopa e evidencia seu compromisso com a promoção e manutenção da excelência na pesquisa e na formação de seus estudantes de graduação e pós-graduação. Com esta suplementação de bolsas, a universidade progride no caminho da inovação e do avanço científico.

Para mais informações acesse a página do Edital 01/2023: https://www.ufopa.edu.br/proppit/editais/editais-de-pesquisa/editais-2023/