Ultima atualização em 6 de Maio de 2021 às 12:33

Associação de artesãs e Ufopa realizam diálogo sobre artesanato tradicional, patrimônio imaterial e propriedade intelectual

Nos dias 11, 18 e 25 de maio será realizada uma série de diálogos em formato de lives sobre experiências de artesãs e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento com a finalidade de valorizar o artesanato tradicional e difundir métodos e instrumentos para a proteção do patrimônio cultural imaterial e da propriedade intelectual ligados a esse artesanato.

A programação vai marcar o aniversário de 18 anos da Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (Asarisan) e o lançamento do site Cuias Aíra (www.cuiasaira.com.br). A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) tem parceria com a associação desde 2010 por meio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca), ligado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).

O trabalho conjunto resultou em diferentes ações de extensão e pesquisa em parceria com a Asarisan que objetivaram educação patrimonial, valorização do artesanato, assessoria jurídica, cartografia social, publicações conjuntas, dentre outras.

A construção do site da Asarisan e a programação de lives fazem parte do projeto "Salvaguarda do modo de fazer cuias no Aritapera, Baixo Amazonas, Pará",  selecionado no edital do Patrimônio Imaterial – Lei Aldir Blanc. O projeto é desenvolvido pela associação em parceria com o núcleo da Ufopa. “A relação entre o Núcleo Sacaca e a Asarisan é duradoura, tendo o objetivo maior de realizar pesquisa e extensão como um diálogo constante entre universidade e comunidade, sendo o mencionado evento mais uma oportunidade para a troca de experiências e aprendizado mútuo”, disse o coordenador do Sacaca/Ufopa, professor Bruno Mileo.

A Asarisan é titular da primeira marca coletiva do Pará registrada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2014, e foi a proponente do registro do "Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas" como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2015, processos que têm o acompanhamento e assessoria jurídica de professores da universidade.

De acordo com a justificativa da parceria entre Asarisan e Ufopa, o artesanato possibilita expressão criativa e fonte de renda para inúmeras pessoas. Quando são empregados conhecimentos e técnicas específicos, compartilhados por grupos e repassados por gerações em conformidade com tradições, saberes-fazeres artesanais podem ser reconhecidos como patrimônio cultural imaterial.

A programação de lives está cadastrada como uma ação de extensão na Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), que, através da Diretoria de Cultura, também é parceira do evento. A representante da Asarisan, Rubia Goreth Maduro, que também é mestranda na Ufopa, disse que as discussões são direcionadas às artesãs, artesãos, produtores agrícolas, técnicos e demais pessoas interessadas na temática que também poderão participar fazendo perguntas aos expositores.

O evento conta com a parceria do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) e da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

As lives serão transmitidas no Canal do Youtube Cuias Aíra, sempre às 18h dos dias 11, 18 e 25 de maio.

Confira a programação com as temáticas de cada dia e os participantes no site da Procce (AQUI).

05/05/2021 atualizada em 06/05/2021

Parceria: Asarisan, Sacaca/Ufopa, Diretoria de Cultura/Procce