Ultima atualização em 18 de Dezembro de 2019 às 12:23

Associação Náutica Navegar é campeã brasileira de canoagem oceânica

Parceira da Ufopa, Associação funciona na Unidade Tapajós e irá ofertar cursos à comunidade acadêmica em 2020

Os atletas Hiel Gesã e Mayko Lucena, da Associação Náutica Navegar, conquistaram o primeiro lugar na categoria de duplas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica 2019, que se encerrou no início do mês em Salvador (BA). A dupla conseguiu a maior pontuação nas três etapas da competição, que também ocorreu em São Sebastião (SP) e Itajaí (SC). O atleta santareno Patrick Amaral obteve a segunda colocação na categoria de duplas mistas, com a atleta Lorena Jacob, de Belém.

A Associação funciona desde 2001 nas dependências da Unidade Tapajós, Campus Santarém da Ufopa, e assinou recentemente um acordo de cooperação com a Ufopa com o objetivo de promover ações integradas voltadas ao esporte náutico, em conjunto com projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. A previsão é de que a partir de 2020 sejam ofertadas oficinas de técnicas de canoagem e de iniciação à canoagem para alunos e servidores da instituição.

“Para mim essa conquista tem um significado importantíssimo na minha longa carreira, pois com o resultado deste ano cheguei à marca de 15 vezes campeão brasileiro de canoagem oceânica”, declarou Hiel, o único atleta na região Norte a somar essa quantidade de títulos nacionais.

Mayko, que treina desde os 13 anos com Hiel, afirma que "o apoio da Universidade é muito importante para a gente, por ter um ambiente protegido e perto do rio, o que facilita muito nossos treinos. Com muita dedicação e apoio fechamos o ano com medalhas de ouro".

Segundo Hiel, “a Ufopa tem sido uma grande parceira na minha carreira ao longo desses anos. Hoje a parceria está ainda mais forte. Vemos que estamos no caminho certo e crescendo cada dia com a Universidade”.

Essa edição da competição brasileira também valeu para o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica. No Pan, a dupla de Santarém ficou na segunda colocação da categoria dupla sênior. O atleta Mayko também venceu a modalidade sub-23 no Pan-Americano.

18/12/2019

Atletas Mayko Lucena, Patrick Amaral e Hiel Gesã. Foto: Acervo da Assoc. Náutica Navegar.