Ultima atualização em 17 de Junho de 2021 às 15:47

CPPD prorroga prazo de inscrição de candidaturas para novos representantes docentes

A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Ufopa prorrogou o prazo de inscrição para os novos representantes da entidade. Os docentes interessados podem se inscrever até o dia 9 de junho. As eleições ocorrerão no período de 21 a 25 de junho de 2021, através da plataforma SigEleição. Serão eleitos um representante titular e um suplente de cada unidade acadêmica da Ufopa, para o biênio 2021-2023.

Inscrições – Os candidatos devem preencher o formulário anexo ao edital nº 01/2021 e encaminhar para o endereço eletrônico cppd@ufopa.edu.br. Podem se candidatar todos os docentes efetivos da Ufopa, com algumas exceções previstas no edital. Os membros da CPPD serão eleitos pelos seus pares por meio de eleição direta na sua respectiva unidade, para um mandato de dois anos, permitida a recondução uma vez, por eleição. Os eleitos deverão tomar posse em agosto de 2021.

Sobre a CPPD – A comissão atua na defesa dos direitos e políticas de pessoal docente da Universidade. “A CPPD é uma conquista docente e tem como princípio a agilidade na solução dos processos no que se refere à vida funcional do docente, desde o ingresso às progressões, até a sua aposentadoria. Tentamos dar agilidade aos processos, que são de suma importância para os professores e que às vezes têm que aguardar semanas, até meses, sem que haja alguma resposta a determinado processo que lhe diz respeito”, explica a professora Andreia Cavalcanti, atual presidente da CPPD.

Cabe à comissão, por exemplo, assessorar os professores quanto ao dimensionamento da alocação de vagas nas unidades acadêmicas; contratação e admissão de professores efetivos e substitutos; alteração do regime de trabalho docente; solicitação de afastamento de docentes para aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado; e liberação de professores para programas de cooperação com outras instituições, dentre outras responsabilidades.

Documentos:

01/06/2021 — Edital

07/06/2021 — Aditivo (prorrogação de prazo de inscrição)

Notícia relacionada:

01/06/2021 — Ufopa abre inscrições para eleger novos representantes de Comissão Docente

07/06/2021