Ultima atualização em 5 de Julho de 2021 às 12:31

Ufopa abre inscrições para eleger novos representantes de Comissão Docente

A Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou o edital nº 01/2021 para eleição de representantes para a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), biênio 2021-2023. As eleições ocorrerão no período de 21 a 25 de junho de 2021, através da plataforma SigEleição. Serão eleitos um representante titular e um suplente de cada unidade acadêmica da Ufopa.

Inscrições – As candidaturas podem ser inscritas de 1º a 4 de junho. Os interessados devem preencher o formulário anexo ao edital e encaminhar para o endereço eletrônico cppd@ufopa.edu.br. Podem se candidatar todos os docentes efetivos da Ufopa, com algumas exceções previstas no edital. Os membros da CPPD serão eleitos pelos seus pares por meio de eleição direta na sua respectiva unidade, para um mandato de dois anos, permitida a recondução uma vez, por eleição.

Sobre a CPPD – A Comissão atua na defesa dos direitos e políticas de pessoal docente da Universidade. O princípio da CPPD é a agilidade na solução dos processos relativos à vida funcional dos docentes, desde o ingresso e as progressões até a sua aposentadoria.

Cabe à Comissão, por exemplo, assessorar os professores quanto ao dimensionamento da alocação de vagas nas unidades acadêmicas; contratação e admissão de professores efetivos e substitutos; alteração do regime de trabalho docente; solicitação de afastamento de docentes para aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado; e liberação de professores para programas de cooperação com outras instituições, dentre outras responsabilidades.

Os membros da comissão eleitoral da CPPD elaboraram uma nota de sensibilização, estimulando os professores da Ufopa a se candidatarem. Segundo a nota, “há a necessidade de uma ampla participação dos docentes da Ufopa na escolha de representantes para a eleição da próxima composição da CPPD. Por isso queremos incentivar e encorajar os docentes a se candidatarem”. Os eleitos deverão tomar posse em agosto de 2021.

Acompanhem o processo de eleição dos membros da CPPD na página da comissão (clicar AQUI).

Documentos:

01/06/2021 — Edital

07/06/2021 — Aditivo (prorrogação de prazo de inscrição)

11/06/2021 — Lista de candidaturas inscritas

14/06/2021 — Lista de candidaturas homologadas