Ultima atualização em 20 de Março de 2019 às 17:06

Empresa júnior do ICTA é destaque na região Norte

A Engenharia e Serviços Ambientais (Esam Jr.), empresa júnior dos bacharelados em Gestão Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa, tornou-se em 2019 a primeira empresa júnior a conquistar o título de "Alto Impacto na Região Norte".

O Alto Impacto é uma caracterização atribuída às empresas juniores que alcançam o cluster 5, dado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O cluster é a classificação, em níveis de 1 a 5, dada às empresas juniores a partir da avaliação da capacidade de inovação no modelo de negócios. De acordo com o grau de maturidade da empresa, relacionado à forma de administrar recursos humanos, financeiros e o comportamento junto ao mercado, a empresa é enquadrada em um desses níveis.

A Esam Jr. alcançou o maior nível, por isso se tornou de Alto Impacto, sendo a única empresa júnior em toda a região a conseguir essa conquista. O Alto Impacto foi impulsionado pelos resultados alcançados em anos anteriores, como o Alto Crescimento em 2017 e 2018, batendo as metas (de projetos e faturamento) estabelecidas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

A Brasil Júnior determina todos os anos metas de número de projetos e de faturamento para as empresas, baseadas nos resultados do ano anterior. Em 2017 e 2018, a Esam conseguiu atingir as metas estipuladas, sendo que em 2018 a meta determinada era de realizar seis (6) projetos e ter o faturamento mínimo de 76 mil reais. Ao final do ano, a Esam desenvolveu 23 projetos trabalhando com o montante de mais de 300 mil reais. Com esse resultado, a Esam esteve entre as empresas com maior faturamento em 2018, recebendo premiação pelo alto crescimento (confira notícia publicada no site da Ufopa em agosto do ano passado: Esam Jr. recebe prêmio da Confederação Brasileira de Empresas Juniores).

Outra premiação ocorreu no mês de novembro de 2018, quando a empresa recebeu também  o prêmio de Alto Estrondo no Encontro Paraense de Empresas Juniores – EPAEJ, realizado em Marabá.

A empresa tem uma diretoria formada por acadêmicos dos cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental, selecionados a partir de edital específico. Nos projetos desenvolvidos, os professores atuam como orientadores das ações.

Para o diretor de projetos da Esam Jr., acadêmico Victor Dutra, do sétimo semestre do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, atualmente a empresa desenvolve um importante trabalho dentro da universidade, que é profissionalizar o discente e fazer aflorar o lado empreendedor. “Costumo dizer que na Esam iniciamos o nosso amadurecimento profissional, pois é na empresa júnior que podemos colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e até, além disso, já que também aprendemos a administrar recursos financeiros, pessoas e projetos. Somos como um laboratório, só que voltado para o conhecimento técnico e para a gestão empresarial. Hoje em dia, a Esam é referência regional, e pode-se dizer até nacional para o movimento Empresa Júnior”, destacou.

O diretor do ICTA, professor Lucinewton Moura, parabenizou pela conquista, ressaltando que é de grande importância esse reconhecimento, considerando que a Esam Jr. tem pouco tempo de atuação, mas já mostrou todo esse potencial. “Como diretor, ressalto que o ICTA está disposto a contribuir para que a empresa consiga alcançar conquistas ainda maiores. Essa prática só fortalece as ações da Universidade na prestação de serviço junto à comunidade para o desenvolvimento da região”.

A empresa - A Esam Jr. foi fundada em 2013, só entrando em funcionamento a partir de 2015. Realiza serviços de análise de água e de efluentes, plano de gerenciamento de resíduos sólidos, licenciamento ambiental, cadastro ambiental rural, estudo de impacto de vizinhança, entre outros na área de Gestão Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental. Entre os clientes estão a Prefeitura de Santarém, empreendimentos de Santarém, Itaituba, Miritituba e Belém.

A empresa fica localizada na Unidade Amazônia da Ufopa (Anexo onde funciona o ICTA), na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, Bairro Fátima. Contatos pelo e-mail esamjr.mkt@gmail.com ou pelo telefone (93) 99247-7455.

7/2/2019