Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 13 de Outubro de 2021 às 14:26

Forma Pará: Calouros de Rurópolis recebem as boas-vindas ao curso de Agronomia da Ufopa


Solenidade na Câmara Municipal de Vereadores marcou o início das atividades acadêmicas do primeiro curso de graduação ofertado pela Ufopa no município.

A aula inaugural do primeiro curso de graduação ofertado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no município de Rurópolis (PA) ocorreu no dia 6 de outubro de 2021 na Câmara de Vereadores. A solenidade reuniu os novos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Agronomia, vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade. A iniciativa integra o Programa Forma Pará, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) do Pará, e conta com a parceria da Prefeitura.

“Hoje estamos conquistando algo muito importante, porque a comunidade de Rurópolis vem buscando essa presença da Universidade há muitos anos. Estive aqui, há cerca de três anos, na Câmara Municipal, me comprometendo a envidar esforços para que pudéssemos cumprir esse sonho dos jovens de Rurópolis”, afirmou o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, que participou da solenidade. “O nosso compromisso como Universidade, a partir de agora, é aumentar as nossas ações aqui. Esperamos que a Universidade não saia mais do município”.

Para o reitor da Ufopa, a aula inaugural do curso de Agronomia em Rurópolis é um importante marco na consolidação da expansão da Universidade no interior da Amazônia. “Rurópolis é estratégico dentro dessa localização da área de abrangência da Ufopa. Queremos levar a Universidade o mais longe possível dentro do Estado e, por meio do Forma Pará, conseguimos também o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental para Novo Progresso. O próximo passo, dentro do programa, será a oferta do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional no Campus de Alenquer”.

“Hoje é uma data especial para o município de Rurópolis, dessa cerimônia de aula inaugural do curso de Agronomia da Ufopa. Temos 40 alunos já acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará, e, com certeza, com a continuidade do curso, certamente trará benefícios para o nosso município”, afirmou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD), Jurandir Ferreira Vieira.

“Estou com muita ansiedade, mas muito feliz. Esse curso é a realização de um sonho, que planejamos e lutamos por muito tempo. Há cinco anos que a gente vem nessa luta e hoje estamos realizando um sonho”, afirma a caloura Talia Barbosa da Fonseca. “Sempre quis estudar e me formar em uma universidade pública. Hoje a gente não poderia estar mais feliz, porque a personificação de um sonho não tem preço. É só felicidade”.

Para a coordenadora do curso de Agronomia da Ufopa, Danielle Wagner Silva, que participou da solenidade, o sonho de trazer a Universidade para Rurópolis começou em 2016, quando uma comitiva formada por alunos, professores, políticos e gestores foi até a sede da Ufopa, em Santarém (PA), reivindicar a criação de um polo no município. “Desde 2016 a gente vem buscando formas para trazer o curso de Agronomia para Rurópolis. Com a parceria com a Sectet, a Ufopa, por meio do Forma Pará, teve a oportunidade de vir a Rurópolis”, lembrou a docente. “Esse curso é uma conquista coletiva. Ele só é possível por conta dessa rede de parcerias e de pessoas que vêm buscando, não medindo esforços, para que se torne realidade. Desejamos ter aqui o início da Universidade e que a gente não pare por aqui”.

Já a vice-diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Maria Lita Padinha Correa Romano, falou sobre o instituto, que, além de Agronomia, também oferta os cursos de Engenharia Florestal, Biotecnologia, Zootecnia, além do Bacharelado em Ciências Agrárias. “O nosso instituto tem, com vocês, quase mil alunos, e o curso de Agronomia mais de 200 discentes e mais de 100 egressos formados”.

A docente também parabenizou os calouros pela conquista e pela busca em melhorar de vida. “Não encaro como um desafio, mas como uma alegria, porque sei muito bem que em decorrência dessa movimentação toda, sei que vocês vão se dedicar, que vocês vão aprender. Como docente, é uma alegria muito grande ter alunos interessados. Então, explorem os nossos professores, são 57 com doutorado e oito com mestrado”.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/a4a8e95edac04afe4515fddf435bd6c8.jpeg
Público presente à aula inaugural na CM de Rurópolis, 06/10/2021.
Foto: Maria Lúcia Morais.

 

Forma Pará — O Programa Forma Pará é uma ação do Governo do Estado do Pará que visa a reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente, entre os jovens paraenses. O programa é executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com instituições de ensino superior públicas, prefeituras e organizações sociais.

O objetivo é dar oportunidade de acesso ao ensino superior a pessoas que residem em municípios onde ainda não existem campi universitários ou onde os polos de instituições públicas não oferecem o curso demandado pela população. “Um ponto interessante do programa é justamente essa junção das três esferas, estadual, federal e municipal, para oferecer esses cursos nos municípios onde não há ensino superior”, afirma o representante do Forma Pará, João Antonio Fonseca Lacerda Lima.

No Pará, quatro instituições públicas de ensino superior têm convênio com o programa: a Ufopa, a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para João Lima, o convênio com a Ufopa é da maior relevância, porque atinge uma importante área do estado, o Oeste do Pará. “A Ufopa fica em uma região muito importante da Amazônia. É um programa de muita capilaridade, que atrai alunos dos municípios do entorno e até de outros estados”.

Texto e fotos: Maria Lúcia Morais — Comunicação/Ufopa

 

Notícia Relacionada:

Forma Pará: Aula Inaugural dá início ao curso de Engenharia Sanitária e Ambiental em Novo Progresso

 

 

Calouros do curso de Agronomia da Ufopa em Rurópolis. Foto: Maria Lúcia Morais.

Notícia em destaque