Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 6 de Março de 2024 às 17:07

I Conferência de Extensão do Oeste do Pará começa nesta quarta-feira, 6 de março


Até o encerramento, em 8 de março, será elaborada uma agenda de extensão com os resultados dos debates nos GTs.

Começou nesta quarta-feira, 6 de março de 2024, em Santarém (PA), a I Conferência de Extensão do Oeste do Pará, que discute o tema “Extensão na Amazônia: unindo saberes e transformando realidades”. Sediado na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o evento tem por objetivo elaborar uma agenda de extensão a partir da promoção do diálogo entre diversos sujeitos da sociedade.

A mesa de abertura contou com a participação da vice-reitora da Ufopa, Solange Helena Ximenes Rocha; da pró-reitora da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Ediene Pena Ferreira; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Kelly Christina Ferreira Castro; e da diretora de Ensino (DE), Jéssica de Oliveira Lopes, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen).

"Esse é o momento em que vamos construir uma agenda de extensão para o Oeste do Pará junto com todos esses atores, não só com os da Universidade, não só integrando ensino, pesquisa e extensão, mas ouvindo os outros setores da sociedade, para saber, de fato, o que eles esperam de uma universidade, o que podemos fazer considerando cada eixo temático. É um momento de reflexão, de ouvir o outro, mas é também um momento de planejar o futuro", afirma a pró-reitora da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Ediene Pena Ferreira.

Para a pró-reitora, a extensão é o lado mais democrático da universidade. "É a porta de entrada da universidade, porque sem a extensão você não consegue chegar à comunidade. Não consegue ouvir e saber as necessidades dos outros setores sociais, mas não só isso, aprender com eles, ser enriquecido, beber dessa fonte para pensar a nossa sociedade e verificar quais são os problemas que precisam ser enfrentados para que a universidade seja, de fato, um agente de transformação social".

 

Mesa de abertura da Conferência. Foto: Vanessa Escher/Comunicação Ufopa.

 

"A conferência vem ao encontro desse debate nacional, de que fazer extensão pressupõe financiamento, e também tem a possibilidade de reconhecer esse protagonismo da nossa instituição. A Ufopa já tem se posicionado como uma instituição diferenciada em diversos contextos, e no contexto da extensão universitária também, trazendo, inclusive, a possibilidade de uma maior articulação com outras instituições que também desenvolvem ações extensionistas dentro da nossa região", afirma a vice-reitora da Ufopa, Solange Helena Ximenes Rocha.

A vice-reitora ressalta que a Ufopa tem adotado um papel de divulgação das ações institucionais junto ao Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Um exemplo exitoso é o Projeto Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEX), que foi apresentado à Capes e resultou em um edital lançado por essa agência para todas as universidades brasileiras que integram o ensino, a pesquisa e a extensão com a pós-graduação, trazendo esse perfil formativo também no contexto da pós-graduação.

Outro exemplo citado pela vice-reitora é o fator "Amazônia", um percentual dentro da matriz de financiamento da Andifes que permite que as universidades localizadas na região norte do país recebam um financiamento diferenciado, inclusive para a extensão. "Ainda não é o suficiente, mas já é um caminho importante porque você já traz esse reconhecimento de que precisamos de mais investimentos para garantir uma formação mais qualificada de nossos estudantes, tanto da graduação quanto da pós".

Grupos – Em seguida, foram iniciadas as atividades dos oito grupos temáticos (GTs): Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho, nas seguintes salas:

  • GT Comunicação: Miniauditório da Reitoria, sala 447, 4º andar, Prédio BMT I;

  • GT Cultura: Auditório Tapajós, Lado A, Bloco de Salas Especiais (BSE);

  • GT Direitos Humanos e Justiça: sala 432, 4º andar, Prédio BMT II;

  • GT Educação: Miniauditório do ICS, sala 327, 3º andar, Prédio BMT II;

  • GT Meio Ambiente: Auditório do NTB;

  • GT Saúde: sala 242, 2º andar, Prédio BMT II;

  • GT Tecnologia e Produção: sala 304, 3º andar, Prédio BMT I;

  • GT Trabalho: Auditório Tapajós, Lado B, Bloco de Salas Especiais (BSE).

Para o encerramento da I Conferência de Extensão do Oeste do Pará, na sexta-feira, 8 de março, haverá uma mesa de convidados, ocasião em que será apresentada a Carta de Santarém, resultado das discussões que serão fomentadas nos GTs.

Comporão a mesa de convidados:

  • Aldenize Ruela Xavier (Reitora da Ufopa);

  • Almir Oliveira Menezes (Presidente do Fórum de Pró-Reitores da Região Norte);

  • Tânia Mara Francisco (Diretora de Desenvolvimento da Rede de Ifes-Difes/MEC);

  • Raimunda Nonata Monteiro (Secretária adjunta da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – CDES/SRI);

  • Renato Sussuarana (Alas Santarém);

  • Cristina Caetano (Produtora e pesquisadora em políticas públicas de cultura e gestão cultural);

  • Maria Ivete Bastos dos Santos (Coordenadora da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém – AMTR);

  • Mário Augusto Pantoja de Sousa (Presidente da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém – FOQS);

  • Auricélia Arapiun (Coordenadora do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns – CITA);

  • José Roberto Branco Ramos (Presidente do Conselho Comunitário da Ufopa – Consecom);

  • Cecy Oneide do Nascimento Sussuarana (Representante da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém);

  • Cauan Ferreira Araújo (Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufopa);

  • Ediene Pena Ferreira (Pró-Reitora da Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa).

Informações relacionadas:

Comunicação/Ufopa, com informações da organização do evento
05/03/2024, atualizada em 06/03/2024

I Conferência de Extensão do Oeste do Pará. Foto: Vanessa Escher/Comunicação Ufopa.

Até o encerramento, em 8 de março, será elaborada uma agenda de extensão com os resultados dos debates nos GTs.

Notícia em destaque