Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Peças do Museu Esperança são apresentadas no Laboratório de Arqueologia

14 de Setembro de 2018 às 11:58

Em programação que reuniu alunos e professores do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o reitor Hugo Alex Diniz e representantes da Fundação Esperança, foi realizada ontem, 13, a apresentação das peças do Museu Esperança recebidas pela Universidade no final do mês de agosto.

As peças foram doadas à Ufopa para serem objeto de estudo do curso de Arqueologia, como reserva técnica do Laboratório Curt Nimuiendaju. Em parceria iniciada no ano passado, a instituição e o laboratório realizaram a catalogação das mais de 200 peças que representam traços fortes da história da região. De acordo com a coordenadora do laboratório, professora Camila Jácome, “a diversidade das peças representa a diversidade da própria região do Tapajós. A gente tem aqui uma diversidade arqueológica representada em termos de cultura material. O acervo tem cerâmica arqueológica indígena, cerâmica indígena recente, cerâmica histórica com material de Fordlândia, material de Oriximiná, um acervo etnográfico de armas como arco e flecha, remos, enfeites corporais como cocar, vasilhas”. A professora destacou que é uma diversidade que reflete a realidade da região e da própria Ufopa que tem povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas e população urbana.

Professora Camila também informou que a partir de agora haverá uma adequação do inventário das peças ao sistema utilizado pelo laboratório, além de readequar algumas identificações de fichas e embalagens. “Posteriormente, a ideia é conseguir transformar tudo isso em exposição e atendimento, tanto à comunidade da Ufopa, quanto à comunidade em geral, com visitas de escolas, professores e turistas”, acrescentou.

O gerente da Fundação Esperança, Edney Pimentel, disse que a entrega desse acervo à Ufopa representa o zelo com a riqueza histórica das peças, considerando que, aos cuidados do curso de Arqueologia, haverá um trato adequado e que vai potencializar o significado do material para a região. “Nos sentimos seguros, nos sentimos felizes de entregar as peças à Ufopa que, certamente, vai fazer uma excelente gestão e guarda desse acervo”. Ele destacou a importância do conhecimento que será gerado com os estudos do material: “é importante pra que a gente possa explorar a origem de cada uma dessas peças que são tão valiosas para nossa história”.

Professor Hugo Diniz agradeceu a confiança da Fundação Esperança para que a Universidade cuide da coleção arqueológica, ressaltando que também “é uma enorme responsabilidade porque agora esse material está sob a nossa guarda e temos o compromisso de colocá-lo à disposição da comunidade científica e também, num segundo momento, preparar um espaço de exposição para que o material esteja ao alcance de toda a comunidade santarena e da região”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/5d00d3f5d0a9743c85b58344ce320b43.JPG
Representes da Fundação Esperança e da Ufopa na apresentação das peças

No último dia 28 de agosto, o reitor esteve na Fundação Esperança para a cerimônia de doação do acervo do Museu Esperança à Universidade.

Matéria relacionada:

14/9/2018