Ultima atualização em 23 de Outubro de 2019 às 13:00

Pesquisa do Campus Itaituba é premiada no Congresso Brasileiro do Concreto

Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2019, a aluna Jayana Naila Silva do Espírito Santo e o professor Jonas dos Santos Leite, ambos do curso de Engenharia Civil do Campus Itaituba da Ufopa, participaram do 61º Congresso Brasileiro do Concreto. Realizado em Fortaleza (CE) pelo Instituto Brasileiro do Concreto, o evento é um dos maiores na área de construção civil no país. Durante o Congresso, foram apresentados dois artigos elaborados por discentes e docentes do Campus Itaituba, abordando a utilização de fibras de aço no concreto.

Apresentado no dia 18 de outubro de 2019, em sessão plenária oral pelo professor Jonas Leite, o artigo “Estimativa da Resistência à Flexão em Vigas de Concreto Reforçado com Fibras de Aço” foi eleito o melhor da região Norte, tendo concorrido ainda ao prêmio de melhor artigo do evento. O artigo aborda a resistência à flexão de vigas de concreto reforçadas com fibras de aço (CRFA), especificamente no que diz respeito à estimativa de resistência e à eficiência das fibras.

Os autores discutem as recomendações utilizadas nos modelos de flexão prescritas por dois códigos normativos internacionais, além de modelo desenvolvido por autores chineses sobre a determinação teórica do momento resistente (MR) de vigas em CRFA. “O objetivo do trabalho foi validar a proposta apresentada pelos autores através de uma análise teórica à luz da estatística descritiva, no qual se obtiveram resultados satisfatórios validando sua proposta para o cálculo de vigas de concreto reforçado com fibras de aço", explica o professor Jonas Leite.

Para a direção do Campus Itaituba, o prêmio de melhor artigo da região Norte reconhece o trabalho desenvolvido pelos alunos, técnicos e docentes vinculados ao curso de Engenharia Civil do campus. “Sair de um evento desse porte com o prêmio de melhor artigo do ano, concorrendo com mais de 80 trabalhos de instituições renomadas da região Norte, é realmente gratificante. Reconhecemos o mérito do professor Jonas pela idealização e orientação do artigo, bem como o empenho dos três alunos que contribuíram para o artigo, sendo que dois deles são bolsistas Pibic”, afirma o diretor do Campus Itaituba, Luamim Sales Tapajós.

Confira aqui o artigo “Estimativa da Resistência à Flexão em Vigas de Concreto Reforçado com Fibras de Aço”.

Comunicação/Ufopa, com informações do Campus Itaituba

23/10/2019

Aluna Jayana do Espírito Santo e professor Jonas dos Santos Leite (curso de Engenharia Civil de Itaituba), premiados no Congresso Brasileiro do Concreto. Foto: Acervo Campus Itaituba.