Ultima atualização em 26 de Maio de 2021 às 12:31

Reaberto prazo de consulta pública sobre regulamentação dos Processos Seletivos Especiais da Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) reabriu o período de consulta pública sobre a minuta de regulamentação do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ). Comunidade acadêmica e sociedade em geral podem enviar contribuições até 4 de junho de 2021.

Institutos e campi também podem enviar as sugestões via memorando eletrônico à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges). Na descrição do assunto do memorando eletrônico, deve-se inserir “Contribuição à regulamentação dos PSEs/Ufopa”.

Após a consulta pública, a proposta será consolidada e encaminhada para apreciação e deliberação no âmbito do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

PSE – Os processos seletivos especiais, como forma de ingresso para os cursos de graduação da Ufopa, têm previsão no Regimento de Graduação da Ufopa e na Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial. O PSEI teve início no ano de 2010, ainda sob a coordenação da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a reserva de vagas para estudantes indígenas. Já o PSEQ, iniciado em 2015, é destinado a estudantes oriundos de comunidades quilombolas. Até o momento, 597 estudantes ingressaram pelo PSEI, e 381 pelo PSEQ.

Acesse:

Comunicação/Ufopa, com informações da Proges e Proen