Ultima atualização em 2 de Fevereiro de 2023 às 16:52

Ufopa deixa final da Superliga Universitária Paraense como pioneira em número de participantes e paratletismo

A Universidade recebeu o troféu Ciência do Desporto, por ser a instituição que mais incentivou os atletas a participarem da fase final da Superliga.

Cento e dezoito estudantes da Ufopa participaram da fase final da Superliga Universitária Paraense, realizada de 26 a 29 de janeiro em Belém (PA). A Universidade voltou para Santarém com vitórias, tendo em primeiro lugar o handebol masculino e conquistas de medalhas de ouro na natação, atletismo, jiu-jitsu, tênis de mesa, paradesportos, entre outros. Na abertura do evento, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, recebeu das mãos da aluna Liliane Pereira um certificado de agradecimento pelo incentivo à participação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/1f7a5acd3eb7cc814091973f527bec3d.jpg
Equipe de handebol masculino da Ufopa, vencedora da Superliga Universitária Paraense.

Já no final dos jogos, a Ufopa voltou a ser homenageada, recebendo o troféu Ciência do Desporto por ser a instituição que mais incentivou os atletas a participarem da fase final da Superliga. O troféu foi entregue ao coordenador de esporte e lazer, Jonnes Pedroso.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/9263331f81ef2a048353d762c04d71fe.jpg
Coordenador de Esporte e Lazer, Jonnes Pedroso (à direita), recebe em nome da Ufopa o troféu Ciência do Desporto.

A participação da Ufopa foi pioneira em dose dupla. “Apesar de ser o campus mais distante, tivemos 118 alunos que participaram, todos com auxílio financeiro da Ufopa, além de auxílio da própria Superliga. Importante ressaltar que tivemos dois paratletas, um no tênis de mesa e natação e outra no badminton, o que representou o pioneirismo da Ufopa no estado do Pará. A própria federação ainda não havia olhado para esse público, que tem capacidade de participar, mas falta oportunidade”, destaca Jonnes Pedroso.

Pedroso também destacou a importância do equilíbrio nas disputas: “Hoje a Ufopa é uma referência dentro do desporto universitário. A nossa foi a maior delegação de todas, inclusive as que estavam mais próximas da gente, tivemos a que mais teve atletas inscritos, conseguimos jogar de igual para igual, com grandes equipes, que já têm tradição maior com esse meio, em Belém".

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/0be5d16f36ef2b274f6e19e126515190.jpg
Na abertura do evento, a reitora Aldenize Xavier recebeu da aluna Liliane Pereira certificado de agradecimento pelo incentivo à participação da Ufopa.

A Ufopa participou, pela primeira vez, em oito modalidades coletivas, além das individuais. O coordenador chama atenção para as parcerias, que direta ou indiretamente contribuíram para um resultado de sucesso: “Hoje, há  necessidade de um espaço para treinamento, mas fazemos dessa dificuldade um impulso para que possamos disputar com equipes fortíssimas de Belém e redondezas, de igual pra igual, porque, além do espaço, não dispomos de treinadores, e vale destacar a parceria que tivemos de escolas e universidades, algumas que cobraram mais barato e outras até cederam os espaços para que houvesse os treinamentos, como Uepa, Ulbra, IFPA, Colégio Álvaro Adolfo da Silveira, Colégios Frei Fabiano e Hilda Mota".

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/6f951d7aa32bc325a9f97ec161b054d5.jpg
Time de vôlei masculino, recebeu troféu de segundo lugar na Superliga.

Ainda houve treinadores voluntários, que colaboram para o sucesso dos atletas: Daniel Santos de Castro (vôlei masculino), Matheus Martins (vôlei feminino), Jhymerson Palhano (futsal masculino), Rywaldo Mendes Mesquita (handebol) e Elissandro Fonseca dos Banhos (basquete masculino).

Ajuda de custo – Os estudantes da Ufopa receberam ajuda de custo no valor de R$ 1.100 cada para subsidiar despesas com passagens, transporte, uniforme, taxa de inscrição e alimentação durante a participação no evento esportivo. No total, a Universidade investiu mais de cem mil reais, por meio de edital de auxílio financeiro, com recursos oriundos do orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e de outras rubricas de custeio da instituição.

Lista das modalidades, com classificação em equipes e individual, que tiveram participação de alunos da Ufopa:

Futsal masculino:

Mateus Marques – 1 bronze

Badminton:
Liliane Pereira – 1 bronze

Clique AQUI para mais informações das modalidades e classificação dos alunos da Ufopa na Superliga.

01/02/2023
Fotos: Coordenação de Esporte e Lazer/Ufopa.

Informações relacionadas: